Novas possibilidades geram conhecimento

Novas possibilidades geram conhecimento

“Primeiro nós moldamos nossos edifícios, depois eles nos moldam.” A célebre frase escrita certa vez por Winston Churchill e tão utilizada por arquitetos em seus artigos, pouco tem relação com engenharia ou arquitetura, mas uma referência direta à cultura do conhecimento. As aplicações do conhecimento estão diretamente ligadas à produtividade e inovação. E que se concretiza, sobretudo, pela forma que a informação se tornou disponível com os avanços tecnológicos que vivemos hoje.

Contudo, há o efeito colateral conhecido como “overload”, ou seja, a carga excessiva de informação que compromete a atenção. E quando nos damos conta que estamos com a nossa capacidade de atenção sobrecarregada, como mecanismo de autodefesa nos tornamos seletivos, absorvendo informação balizada por premissas estabelecidas por nossos interesses, comprometendo assim a evolução do conhecimento e por consequência a inovação, produtividade e o viver bem em condomínio que é o nosso objetivo aqui.

Muitos entendimentos foram e estão sendo questionados durante esta pandemia em todas as áreas, e o universo condominial não foge disso. Alguns já foram pacificados e já estão gerando produtividade, inovação e atendendo necessidades. Temos que entender que os protagonistas do desenvolvimento do universo condominial são geradores de conhecimento. Para isso é preciso prestar atenção nas informações que selecionamos, nos significados e interesses pessoais e culturais que adicionamos a elas, as suposições e conclusões que fazemos e as ações que tomamos.

Outro fator preponderante na construção do conhecimento é a estrada das possibilidades. Muitos conceitos que estão impregnados nas nossas premissas foram edificados a partir de soluções que eram impossíveis ou inimagináveis, mas hoje estão no campo das possibilidades. E a elas temos que nos curvar.

Rogério de Freitas, graduado em Administração de Empresas, pós-graduado em Marketing e Gestão Empresarial, Síndico Profissional.

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2024-03-28 21:20:29' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2024-03-28 21:20:29' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora