Assembleia virtual

Assembleia virtual

Novos tempos nos obrigam a buscar novas soluções. Por causa do coronavírus, as empresas e funcionários se adaptando ao home office e percebendo que a produtividade até aumenta. As famílias evitando sair de casa, acabam se revezando na cozinha e surgem belos chefs e novos sabores. Nos condomínios não é diferente. Na impossibilidade de fazer as assembleias onde há aglomeração de pessoas e uma possível contaminação do vírus, tivemos que buscar alternativas. 

Passei a observar as redes sociais e o quanto se popularizaram as lives. De shows a debates, de lançamento de livros a reuniões de trabalho. Apresentei a ideia primeiro para os membros do conselho. Resolvemos fazer entre nós uma reunião virtual a fim de testar algumas possibilidades.

Confesso que foi meio complicado no começo. O André deixou o whatsApp web conectado enquanto compartilhava sua tela para apresentar uma ferramenta, e a cada momento subia uma caixinha de diálogo. Pelas curtas frases deu pra perceber que era alguma conquista recente e estava bem caliente. Depois foi o filho adolescente da Adelaide que apareceu só de cuecas reclamando com ela que, pelo que deu pra entender, botou pra lavar a calça que ele queria usar naquele dia. Já o Sr. Jaime, ao invés de usar um notebook, abriu a conversa no celular e ficava andando pela casa, pelo jeito procurando alguma coisa e causando ruídos bem desagradáveis.

Apesar dos percalços iniciais, acabamos encontrando uma plataforma desenvolvida especificamente para assembleias em condomínios. Deu um pouco de trabalho ate cadastrar todo mundo. Depois a árdua tarefa de comunicar e tirar todas as dúvidas dos condôminos. Toda novidade causa uma certa desconfiança inicial, mas fizemos tudo com acompanhamento de advogado da área.

No final deu tudo certo. Todos puderam votar e quem quis se manifestar - sempre tem aqueles que não abrem mão de colocar sua sugestão – puderam registrar suas colocações. A experiência foi tão boa que muitos já pediram que a assembleia virtual seja adotada pra sempre, independente de pandemia ou restrições de aglomeração. Confesso que eu adorei a ideia.

Martinha Silva é escritora, graduada em Administração, especialista em Gestão de Pessoas e gestora condominial em Itajaí.

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
Enquete

Para conter a pandemia do Covid-19 quais medidas estão sendo mais difíceis de serem adotadas no condomínio?

SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2020-08-14 10:41:18' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2020-08-14 10:41:18' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora