Cuidados com o protetor na instalação do ar condicionado

Em condomínios mais antigos, que não têm a espera para um ou mais equipamentos, cabe ao síndico em convenção estipular um local e um modelo para a instalação e do protetor a ser usado.
  • 18/Fevereiro/2016 - Kalyne Carvalho
Cuidados com o protetor na instalação do ar condicionado

 

Com a chegada do verão e do calor aquecem também as vendas de ar condicionado nas lojas. Porém, para moradores em condomínios não é apenas a escolha do modelo que interfere na compra do aparelho, mas também o protetor que deverá ser exposto na fachada do prédio. Em condomínios mais antigos, que não têm a espera para um ou mais equipamentos, cabe ao síndico em convenção estipular um local e um modelo para a instalação e do protetor a ser usado.

O que parece ser uma decisão simples, se não for devidamente planejada e acordada entre os moradores, pode trazer dor de cabeça para os gestores de condomínios. Fachadas sem um padrão definido, aparelhos de ar condicionado sem um alinhamento adequado, com goteiras uns sobre os outros, são consequências da falta de planejamento para instalação dos refrigeradores.

No condomínio Haroldo Pederneiras, no Centro da Capital, o síndico Yamadú Martorell, teve uma solução para o problema. Como o prédio já tem 20 anos de uso, o síndico, em 2008, percebeu que os moradores começavam a ter a necessidade de instalar mais de um aparelho de ar condicionado, porém o prédio dispunha de espaço apenas para um. “O caminho foi normatizar”, aponta Martorell.

O síndico explica que foi realizado um estudo para apresentar aos moradores em assembleia. No documento foi apontado qual seria o melhor local para a instalação padrão do ar condicionado. Porém, Martorell lembra que enfrentou algumas dificuldades durante o processo. “Para o edifício, com 98 apartamentos e com cerca de 300 moradores, foi necessário também um estudo de carga elétrica para suportar os novos aparelhos que não estavam previstos na planta do prédio. Foi determinado um limite de instalação de aparelhos de até 12 mil btus”.

Cuidados na escolha

O síndico observa que a escolha do protetor de ar condicionado deve ser criteriosa. “Foi mostrado os diferentes tipos de protetores em que o cano, por onde sai a água acumulada dentro do aparelho, não fosse aparente. O dreno deve ser embutido em uma caneleta na parede, para não pingar sobre o aparelho de baixo”, salienta.

Outro ponto levantado na pesquisa feita pelo condomínio é de que as caixas antigas para ar condicionado não ventilam bem e têm frestas que possibilitam a entrada de pássaros. Em assembleia, os moradores definiram todas as mudanças em relação às caixas antigas de ar condicionado. “Optamos por uma delas que ventila bem, impede a entrada de pássaros e permite também a instalação dos modelos splits”, lembra o síndico.

Proteção e economia

Com preços que variam entre R$ 85 a R$ 250 os modelos de protetores de ar condicionado oferecem mais do que uma estética agradável à fachada dos prédios. “Protegem os aparelhos da maresia e geram economia de energia, já que nos dias quentes o ar condicionado quando exposto ao sol tem que trabalhar mais para refrigerar o ar”, explica Martan Rauber de Souza, diretor da Ideal Fibras, empresa que fabrica e revende capas protetoras de ar condicionado em todo o País.

Segundo Souza, os protetores em fibra oferecem uma maior vida útil aos aparelhos, pois o protegem da maresia, presente nas cidades litorâneas, bem como outros danos como chuva, sol, sereno e calor. “Podemos fazer uma analogia com qualquer outro aparelho eletrodoméstico que, deixado em condições externas desfavoráveis, duraria muito menos do que outro idêntico protegido ou dentro da residência ou apartamento”, enfatiza.

De acordo com Souza, os modelos de protetores novos, chamados de pré-split, servem também para os modelo de ar condicionado convencional.

Originalmente publicado em 02/02/2011

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2025-04-17 18:02:14' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2025-04-17 18:02:14' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora