Cada vez mais ser síndico exige habilidades, além de conhecimentos técnicos e tempo disponível para se dedicar às tarefas do condomínio. Paralelamente as suas rotinas, é importante que os gestores também tenham assertividade e criatividade para desempenhar um bom trabalho. Seguindo este perfil, alguns síndicos movimentam seus condomínios com ideias inovadoras, o que contribui para a melhoria da qualidade de vida e o comprometimento dos moradores em torno de causas coletivas.
Síndico há sete meses, Luiz Antonio Séba Salomão, uniu o útil ao agradável, engajando os moradores em torno de uma causa comum. Responsável pelo Condomínio Residencial Parque da Luz, Luiz levou adiante um antigo anseio dos moradores implantando a coleta seletiva de resíduos, cumprindo, assim, o papel de cidadão e também a determinação da lei, que define a responsabilidade compartilhada sobre a produção e destinação dos resíduos sólidos. “Esse projeto era um antigo anseio dos moradores do condomínio, pois todos consideravam que o ideal era ir além da separação do lixo orgânico do reciclável”, explica o síndico.
Comissão
Para colocar o projeto em prática, foi designada uma comissão composta por quatro moradores e criada uma área específica devidamente mobiliada com estantes, contêineres, caixas plásticas organizadoras e bombonas para a coleta de óleo de cozinha; tudo destinado à separação e ao depósito de materiais recicláveis.
Segundo Luiz, a comissão ficou responsável pela definição do layout da área e pelo programa de conscientização dos moradores. Além disso, foi elaborada uma cartilha e programada uma palestra para dar início às atividades. No dia 06 de agosto, o morador Milton Almeida, especialista na área, proferiu uma palestra sobre o tema, com a participação maciça dos condôminos, incluindo as crianças. “Estou muito satisfeito com o engajamento dos moradores e funcionários do condomínio. É ótimo ver os resultados do projeto acontecendo e saber que estamos fazendo a nossa parte”, declarou o síndico.
Treinamento contra incêndio
Pensando na segurança dos moradores, Lionete Machado Gnecco, síndica do Condomínio Residencial Arquipélago, do bairro Trindade, em Florianópolis, também inovou e promoveu um treinamento contra incêndios e primeiros socorros. A iniciativa foi da própria síndica, motivada pela tragédia que atingiu um dos apartamentos, onde uma moradora colocou fogo no corpo, vindo a falecer.
Para divulgar o treinamento foram feitos cartazes que foram distribuídos pelo condomínio. “Durante três horas os moradores, funcionários, síndico e subsíndico puderam aprender um pouco mais sobre como agir em caso de incêndio e sobre os procedimentos de primeiros socorros”, afirmou a sindica. De acordo com Lionete, apesar da pouca participação dos moradores, o treinamento foi bastante proveitoso, pois muito do que os técnicos falaram não era de conhecimento da maioria dos participantes.
Por Graziella Itamaro