A boa convivência em um condomínio depende da colaboração de todos. No entanto, é comum que apenas uma pequena parcela dos moradores participe das assembleias ou acompanhe as decisões administrativas. Quanto maior o envolvimento coletivo, mais democrático e transparente se torna o processo de gestão. Além da divisão de responsabilidades. Nada de “carregar o prédio nas costas”.
Mas como estimular essa participação?
Comunicação clara e acessível
Informar de maneira objetiva, por meio de murais, e-mails, aplicativos ou grupos de mensagens, é essencial para que todos entendam o que está em pauta e possam se preparar para contribuir. Invista!
Valorização das opiniões
Quando os condôminos percebem que suas sugestões são ouvidas e consideradas, a tendência é que participem mais ativamente. O síndico tem papel fundamental em abrir espaço para esse diálogo.
Ter um dia da semana e um horário predeterminado para receber de forma presencial os moradores que estejam com dúvidas ou algum questionamento evitará que estes sejam feitos no momento da assembleia, o que muitas vezes traz tumulto e perda do foco da convocação.
Assembleias produtivas e organizadas
Reuniões longas, confusas ou conflituosas desestimulam a presença dos moradores. Definir uma pauta objetiva, que seja comunicada antecipadamente, respeitar horários e conduzir os debates de forma equilibrada tornam o ambiente mais agradável e eficiente.
Todos os assuntos que serão tratados devem ser previamente detalhados e estudados pelo síndico, transmitindo aos presentes conhecimento e segurança durante a explanação.
Voto secreto
A apuração dos interesses dos moradores pelo voto secreto possibilita a maior participação, em função da liberdade de escolha, evitando o conflito de opiniões. Essa alternativa é fundamental para a escolha do síndico, aprovação das contas e obras de benfeitorias no condomínio.
Transparência na gestão
Apresentar de forma clara os números, contratos e decisões transmite confiança e desperta interesse dos condôminos em acompanhar de perto a administração.
Cultura de corresponsabilidade
Incentivar a ideia de que todos são responsáveis pelo patrimônio coletivo e que precisam ocupar o seu espaço ajuda a transformar moradores em participantes ativos, e não apenas observadores.
A participação dos condôminos não é apenas um direito, mas também uma forma de construir um espaço mais justo, harmônico e valorizado. Um condomínio bem administrado é resultado do esforço conjunto dos gestores, síndico e administradora e de seus moradores.
Rosely Schwartz - Administradora especialista em condomínios, contabilista, autora do livro Revolucionando o Condomínio – 16ª ed. (Ed. Benvirá), é também autora e docente dos cursos de Administração de Condomínios e Síndico Profissional na FECAP com transmissão ao vivo e do curso 100% Online de OCondomínio. Coordena o GEAC (Grupo de Excelência e Administração de Condomínios do CRA-SP).





