Em todo meio coletivo e social a comunicação sempre é uma ferramenta importante para as relações ali estabelecidas.
No condomínio também vale tal premissa, portanto, para uma gestão condominial eficiente e transparente se valer da boa comunicação traz confiança e aproximação entre a gestão condominial e os condôminos.
Quando a comunicação é efetuada de forma eficaz traz harmonia para o condomínio, propiciando à gestão focar na administração do que realmente interessa, garante conciliação e agilidade nas tomadas de decisões, buscando melhor atender e satisfazer as necessidades do condomínio.
4 erros de comunicação que prejudicam o entendimento entre a gestão condominial e os condôminos:
- não esclarecer o horário e meios de atendimento;
- criar grupos de conversa sem estabelecer regras básicas de utilização, como limitar assuntos e abordagem a serem debatidas naquele meio, evitando abordagens de cunho pessoal;
- falar e escrever de forma correta, respeitando as regras gramaticais, evitando gírias e vícios de linguagem;
- utilizar apenas um meio de comunicação;
Já, para estabelecer uma boa prática de comunicação o síndico pode utilizar de alguns artifícios, tais quais:
- ser solícito, afável e acessível;
- estabelecer uma rotina de assembleias para apresentação de dados e documentos inerentes à administração condominial;
- possibilitar aos condôminos canais de comunicação direta com a gestão condominial;
- disponibilizar-se a ouvir os condôminos;
- valer-se da tecnologia para atingir maior número de condôminos e buscar a interação com todos;
- criar um meio de comunicação oficial e acessível que possibilite a interação entre todos que integram a comunidade condominial (síndico, condôminos, empregados, prestadores de serviços, dentre outros);
Tendo bem estabelecidas as regras e os meios de comunicação, com a chegada do final do ano e as festas, será mais fácil lidar com as situações que possam surgir.
Geralmente temos duas situações no final do ano: o condomínio que fica vazio e o que fica cheio devido às festividades.
Para o condomínio que fica vazio na época de festividades de final de ano é importante que a gestão condominial se utilize dos meios de comunicação para informar as medidas que são necessárias antes que as unidades sejam deixadas, tais como: fechar as janelas e portas, desligar os aparelhos eletrônicos da tomada, fechar registro de água, avisar um vizinho ou um parente e, se possível, deixar a chave com alguém de confiança caso haja alguma ocorrência e seja necessário intervenção. Mesmo sendo uma gestão condominial diligente, deve-se lembrar que a guarda da unidade é responsabilidade do proprietário.
Para o condomínio que fica cheio na época de festividades de final de ano é importante que a gestão condominial se utilize dos meios de comunicação para informar as medidas que são necessárias para utilização das áreas comuns e para bom convívio entre todos, dando devida publicidade aos regramentos que regem aquele condomínio (convenção e regimento interno).
O dia a dia condominial não é uma jornada fácil, por isso o síndico deve utilizar de práticas que agregue à gestão condominial com a finalidade de trazer harmonia, proximidade e parceria entre a gestão e os condôminos.
Fernanda Machado Pfeilsticker Silva é advogada, pós-graduada em Direito Imobiliário, Negocial e Civil e pós-graduada em Direito Processual Civil. Atua na área do Direito Imobiliário, ramo condominial.