A audiência fake nos eventos em 2021 e o protagonismo dos fornecedores em 2022

A audiência fake nos eventos em 2021 e o protagonismo dos fornecedores em 2022

Aos poucos as coisas vão voltando ao normal e os eventos presenciais, tão comuns no universo condominial, voltam a acontecer.

Depois de dois longos anos de unanimidade do universo online, podemos já vivenciar nos últimos dois meses a retomada dos encontros presenciais. No último dia 30 de novembro, dia em que comemoramos o exercício da sindicatura, foi um excelente termômetro desse fenômeno. Várias cidades em todo país comemoraram a data com encontros com um grande público.

As comemorações de fim de ano, muitas delas encabeçadas pelas associações de síndicos e afins, também vem demonstrando um fôlego considerável na retomada das reuniões do público condominial. Todo esse cenário aponta para uma tendência em 2022, onde podemos esperar uma vasta agenda de eventos que ficaram represados durante a pandemia, como também o enfraquecimento, já percebido, dos eventos online.

Muito bem recebido pelo público, as famosas “lives”, supriram a necessidade do encontro durante um período conturbado que vivemos. E tiveram um protagonismo no meio condominial, unindo e reunindo síndicos e especialistas de todo o país, viabilizando encontros que não seriam possíveis na forma tradicional. Aproximando players do setor que antes não se importavam com uma certa dispersão, mas que agora com a possibilidade do encontro não veem a hora de materializar o encontro que iniciou no formato virtual.

Essa materialidade do encontro dá um novo significado aos próximos eventos que virão. Ela traz um novo tempero que antes passava despercebido ao paladar do participante. Um tempero com toques de calor humano, que enche os olhos, como também de integridade, que contrasta com as audiências “fakes” de alguns eventos onlines que presenciamos nos últimos dias, e que viralizaram em grupos de Whatsapp com vídeos divulgados com o objetivo de desmascarar tal prática. Uma coisa é certa, no presencial o público presente no evento não pode ser construído ou justificado artificialmente para os patrocinadores.

Outra tendência que posso apostar minhas fichas é o protagonismo daqueles que só se faziam presentes nos eventos dando apoio financeiro. Fornecedores de produtos e serviços cada vez mais vem se mostrando engajados na causa condominial, onde estão cada vez mais cientes que o bom exercício da função de síndico depende diretamente das constantes soluções apresentadas pelo mercado. E que o melhoramento contínuo dessas soluções está diretamente ligado à prática de conectar-se com o público, ouvindo-o e sendo ouvido por eles.

É preciso mudar o paradigma de que o fornecedor só é importante no evento para pagar a conta. Hoje sabemos que ele quer ser ouvido e que o público quer aproveitar essa proximidade para também poder lhe falar. E como ninguém tem a obrigação de ser grande, ou ter grandes recursos financeiros para apoiar eventos, também é preciso dar espaço a pequenos fornecedores que oferecem soluções que causam um grande impacto na vida condominial.

Da minha parte afirmo que estou sedento por este encontro. Quero caro leitor colega de sindicatura, desejar ardentemente um Santo Natal e um 2022 repleto de protagonismo em encontros íntegros e calorosos. Que também possamos reforçar nossos anseios das boas práticas da sindicatura. E que possamos contar com as inovações do mercado e consolidação dos expoentes que nos foram apresentados no universo online nos últimos dois anos.

Rogério de Freitas é graduado em Administração de Empresas, pós-graduado em Marketing e Gestão Empresarial e Síndico Profissional.

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2022-05-22 17:23:52' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2022-05-22 17:23:52' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora