Dia do Síndico

Dia do Síndico

Temos por cultura dedicar um dia do ano para homenagear minorias, profissionais, pais, mães. Temos até Dia dos Avós, temos Dia da Consciência Negra e, temos o Dia do Síndico.

Como esse canal é dedicado a falar de condomínios, portanto síndicos, e como dia 30 de novembro é o dia dedicado a comemorar essa figura fundamental para todo e qualquer condomínio, vamos falar de todos os tipos de síndicos.

Existe aquele síndico cruel que adora subjugar funcionários e até condôminos. Talvez esse comportamento seja para esconder um terrível complexo de inferioridade. Com o tempo ninguém quer trabalhar com ele e o clima no condomínio se torna pesado, mesmo que ninguém identifique pontualmente que o problema é o comportamento do próprio síndico. Tem também aquele síndico que se tornou síndico por pura vaidade. Esse tipo geralmente parece muito bonzinho, mas no fundo o que ele quer é elogios para alimentar seu ego. Um síndico assim, logo perde o controle sobre os procedimentos necessários para manter o condomínio um lugar organizado.

Outro tipo terrivelmente pernicioso é aquele que tem como único interesse o retorno financeiro pessoal. Esse é o famoso oportunista. Ele vai se envolver com corretagem, ele vai cobrar “pedágio” de fornecedores, ele vai receber por indicar prestadores a moradores, ele vai correr tanto atrás de vantagens financeiras que em pouco tempo o condomínio estará abandonado e com muitas dificuldades financeiras. Existe também aquele síndico que busca vantagens para si e para aqueles que são da sua panelinha. Afrouxa normas, quebra regras, faz vista grossa para comportamentos que desorganizam o condomínio, enfim, ele pode tudo pois ele é o “síndico”.

Como falar assim do síndico numa coluna que deveria ser para homenageá-lo? Bom, acredito que o tipo de síndico mencionado acima dificilmente vai ler minha coluna, pois uma característica comum a eles é que eles não se atualizam, não buscam aprender, não interagem com o meio e nunca, jamais, irão vestir a carapuça. Um síndico nocivo é aquele que não acredita em diploma, nem quer aprender. Ele acha que tem o “dom”. Acreditem, eu já ouvi isso.

Mas como em todos os segmentos da nossa sociedade, existem vários patamares onde as pessoas escolhem se colocar através de suas atitudes, suas vivências e seu comportamento. Há certamente síndicos dedicados, que estudam, que procuram sempre fazer o melhor pelo condomínio. Lembrando que condomínio não é somente o prédio inerte de alvenaria e com alguma decoração. Condomínio é, mais que um lugar, um conjunto de pessoas, é uma forma de viver. Uma forma que tem seus ônus e bônus, e isso é o primeiro fator a ser levado em conta.

Não há milagres, não há condomínio perfeito, não há gestão impecável e não há síndico infalível e, principalmente, nada é para sempre. A função que você exerce hoje é transitória e outros virão depois de você. Então eu pergunto: que marcas você quer deixar de sua passagem nessa função? Qual seu propósito? Ou, se propósito é um algo muito forte, responda apenas, qual seu objetivo?

Parabéns a todos os síndicos pelo seu dia, e que todo e qualquer louro venha através do mérito. Faça com que sua passagem seja lembrada por seus bons feitos, e saia pela porta da frente.

Martinha Silva é escritora, graduada em Administração, especialista em Gestão de Pessoas e gestora condominial em Itajaí.

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2024-03-28 17:14:21' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2024-03-28 17:14:21' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora