Accountability: a cultura de pensar no coletivo e agir de forma individual e gerar resultados para todos

Accountability: a cultura de pensar no coletivo e agir de forma individual e gerar resultados para todos

Quem já participou de alguma edição do projeto SindPlay, que coordeno todas as sextas feiras no SindHub, já me ouviu falar da metáfora do desfile de escola de samba.

Costumo dizer aos players convidados a participar do projeto, que tenham a mesma expectativa de participarem de um desfile de escola de samba. E de forma metafórica me aproprio do cenário das passarelas do samba, onde as escolas costumam desfilar, destacando uma linha divisória, onde de um lado está a arquibancada com os espectadores, e do outro a avenida com os protagonistas. Logo os presentes entendem que o propósito do projeto é um convite a tornar-se um protagonista do mercado condominial. Só que eles são convidados a, durante o desfile, compor o samba enredo, confeccionar as fantasias, empurrar alegoria, carregar o estandarte e ser ao mesmo tempo passista e ritmista.

Bom, toda pessoa que é convidada a embarcar em um projeto faz o seguinte questionamento: “Aonde isso vai me levar?” A resposta é a seguinte: assim como na escola de samba, a meta é a apoteose, concluir o desfile, aproveitar a jornada. Lembrando que o sucesso da jornada depende do desempenho do desfile. Sempre lembro que esse sucesso depende de inúmeros desfiles, de tentativa e erro. E que o importante não é estar se arriscando e sim de estar sendo protagonista. Ou você lembra de algum momento marcante do carnaval que a arquibancada superou o que estava acontecendo na avenida?

Sei que você deve estar se questionando, onde fica o planejamento? E quero lembrar que não, não estou negligenciando a importância do planejamento em qualquer processo. Sei que ele é fundamental, mas quero enfatizar um fundamento que precede até esta etapa, que sem esse fundamento o planejamento se torna insignificante. Trata-se de um conceito pouco difundido no Brasil, que não possui uma tradução literal para a nossa língua. Estou falando de “accountability” pessoal. Que gosto de definir como a cultura de pensar no coletivo e agir de forma individual gerando resultados positivos para todos.

A virtude de ser “accountable” só é alcançada por quem se dispõe a ser protagonista, descer da arquibancada das desculpas e desfilar na avenida. Mas para isso é preciso ter algumas atitudes como uma mentalidade transformadora, senso de pertencimento, iniciativa, entrega, entre outros.
Já a ausência de “accountablility” é percebida pela habilidade de dar desculpas e justificar a permanência na arquibancada da plateia com acusações, negação, negligência, fingimento e postergação.

Mentalidade transformadora - O player do mercado condominial, seja ele síndico ou fornecedor, tem que saber que ele está em desenvolvimento assim como o ambiente que ele atua.

Senso de pertencimento - Para este player a cultura de "accountability'' não é momentânea e sim duradoura, todas as ações têm um sentimento de apropriação, protagonismo e legado.

Iniciativa - O compromisso com a resolução dos desafios é uma marcante característica do player “accontable”. O desenvolvimento do setor condominial, em todos os aspectos, precisa dessa faceta.

Entrega - Execução, quando o fazer se difere do saber como se faz. Hoje no setor condominial temos muitos especialistas, tanto no exercício da função de síndico, como também no fornecimento de produtos e serviços, mas são poucos que aproximam a teoria da prática e acabam performando bem.

Rogério de Freitas é graduado em Administração de Empresas, pós-graduado em Marketing e Gestão Empresarial e Síndico Profissional.

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2024-03-19 06:38:07' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2024-03-19 06:38:07' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora