Um síndico além de seus limites

Um síndico além de seus limites

Quem me acompanha nesses 4 anos de coluna sabe o quanto eu gosto de explorar o crescimento pessoal que é proporcionado a quem se dedicou a exercer a função de síndico.

Gosto também de harmonizar os conceitos consolidados por diversos teóricos do mundo acadêmico e corporativo, com situações do cotidiano da gestão condominial. E uma das ideias mais relevantes é que, em qualquer que seja a área de atuação, aquele indivíduo que atua próximo de seus limites, e por vezes os transcende, é aquele indivíduo que atua em alta performance. A grande questão é saber identificar os limites e conhecê-los tão bem ao ponto de não confundi-los com simples crenças que acabam nos impondo limites irreais e assim desbloquear seu potencial ilimitado.

Um dos gurus de grandes personalidades que performam com excelência nas mais diversas áreas, Jim Kiwk, escreveu em seu livro “Sem Limites” que todos nós podemos desbloquear nosso potencial ilimitado. Mas, afinal de contas, o que é isso? É simplesmente progredir além do que acredita ser possível. E segundo esse autor isso é possível com a combinação de três fatores: Mentalidade, Motivação e Métodos.

Mentalidade - Se você não está vivenciando todo o seu potencial é porque existe uma barreira que está impedindo essa evolução. Você não acredita em si mesmo, nas suas capacidades, muito menos no que você merece, ou em tudo que é capaz de alcançar. É preciso identificar as suas crenças, os limites que elas inconscientemente lhe impõem, e fazer o exercício de ressignificar essas ideias. Lembre-se que crenças limitantes são frases que você costumeiramente repete para si. Dê novos sentidos para essas frases. "Sim, eu sou capaz de…”

Motivação - É o combustível da ação. É o gás, a energia que faz acontecer o que parece não ser possível. O autor até apresenta uma fórmula (Motivação = Propósito X Energia X S3). Propósito não é uma simples meta. “Meta é um sonho com uma data”, como já dizia Napoleon Hill. Propósito é a razão pela qual almejamos alcançar um ou mais objetivos na vida. A energia está diretamente ligada a nossa saúde, atividade física, boa dieta, boas noites de sono, serenidade e paz de espírito. O S3 refere-se a três palavras em inglês: Simple (simples), Small (pequenos), Steps (passos). São pequenas ações que aproximam você do seu objetivo e com o tempo vão se tornando bons hábitos.

Métodos - O método é o trilho do trem. É observando a proximidade ou distanciamento dele que você tem um termômetro de quanto esforço terá que exercer para alcançar o seu objetivo. Nesse sentido é que percebo que nossas escolas de gestão de condomínios estão carentes. Muitas são ricas em conteúdos específicos e contam com os mais preparados professores para ensiná-los, mas poucas oferecem um método de exercer a função de síndico. Na verdade, eu desconheço algum curso que defenda um método de gestão. Isso não desqualifica nenhum curso existente, mas serve de alerta para aqueles que se dedicam a produzir conteúdos de capacitação.

Por fim, colega síndico, se seu desejo é exercer a função de síndico de forma ilimitada, mude sua mentalidade, busque energia e na falta de um método que não lhe foi apresentado, desenvolva o seu próprio e seja fiel a ele.

Rogério de Freitas é graduado em Administração de Empresas, pós-graduado em Marketing e Gestão Empresarial e Síndico Profissional.

 

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2021-05-13 03:55:39' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2021-05-13 03:55:39' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora