Candidato a síndico é devorado por tubarões

Candidato a síndico é devorado por tubarões

A baixa concorrência nas eleições condominiais devido ao comum desinteresse dos condôminos ao cargo de síndico vem mudando. Aos poucos estamos vendo o oceano azul, onde os síndicos pioneiros na oferta do exercício especializado da função de síndico nadavam de braçada, se tornando avermelhados pelos efeitos de uma crescente concorrência.

A metáfora cromática dos oceanos pode ser estranha ao leitor, mas é senso comum no universo corporativo desde 2005 quando foi lançada a obra “A Estratégia do Oceano Azul”, escrita por W. Chan Kim e Renée Mauborgne. A obra trata das empresas que prosperaram em setores criando novas soluções com novos valores (Oceano Azul), ao contrário do modelo tradicional de procurar superar a concorrência das soluções existentes (Oceano Vermelho).

Por isso tenho dito que os colegas síndicos que concorrem ao cargo, apresentando soluções tradicionais, por honorários cada vez mais baixos, ou estão virando tubarões, ou comida deles. De toda forma estão transformando as águas claras em que hoje nadam em um “meio ambiente” manchado de sangue (como fala a obra), resultado dos efeitos do aumento da concorrência.

Os estudos apresentados no livro são recheados de exemplos e técnicas que considero ser importante tratarmos aqui, com um olhar para o síndico que se vê numa posição empreendedora e profissional. Acredito ser possível sim fazer uma leitura com a ótica do setor condominial, sobretudo voltada à sindicatura, dos ensinamentos do livro.

Oceano Vermelho - É aquele ambiente onde a concorrência é tradicional e hostil, as ofertas e soluções são amplamente conhecidas e uniformes, e a estratégia de negócios é defender a posição e subjugar a concorrência. Aqui teremos um síndico acostumado ao senso comum, buscando entregar soluções genéricas a um baixo custo. Ou seja, ou melhor do mesmo, ou um menor honorário.

Oceano Azul - É aquele ambiente onde não há concorrência devido ao posicionamento exclusivo e inovador. Aqui veremos o síndico diferenciado, com novas e exclusivas soluções para velhas dores e problemas. Entregando sempre mais, melhor e exclusivo por um honorário igualmente exclusivo.

Oportunidades - Na ótica do Oceano Vermelho é quando o síndico vê oportunidade de ser eleito apresentando aos condôminos soluções que estão no espectro de sua compreensão da situação, defendendo que, o que tem a ser feito é o comum e tradicional a um baixo custo. Na ótica do Oceano Azul é quando o síndico defende que sua sindicatura está edificada em um modelo de gestão exclusivo, íntegro e inovador.

Concorrência - Na ótica do Oceano Vermelho existe concorrência quando um condomínio busca eleger um síndico de forma genérica. Então o síndico tubarão busca destacar-se entre os congêneres fazendo mais do mesmo, muitas vezes a um preço menor. Na ótica do Oceano Azul não existe concorrência, porque o condomínio quer eleger você, pois já percebeu o valor e a solução que só você pode entregar, independentemente do valor.

Demanda - Na ótica do Oceano Vermelho o síndico procura solucionar problemas já identificados pela massa condominial. Na ótica do Oceano Azul o síndico busca esclarecer que há outros problemas que devem ser resolvidos e que a massa condominial não está contemplando.

Relação Custo X Benefício - Na ótica do Oceano Vermelho o síndico apresenta sua proposta contando que o condomínio faça uma escolha entre baixo custo, ou diferenciação e excelência no modelo de gestão. Na ótica do Oceano Azul o síndico apresenta a sua proposta com o foco na excelência e exclusividade do modelo de gestão independentemente da percepção do valor da proposta.

Rogério de Freitas, graduado em Administração de Empresas, pós-graduado em Marketing e Gestão Empresarial, Síndico Profissional.

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2021-03-08 10:13:39' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2021-03-08 10:13:39' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora