Condomínio Vuca ou Condomínio Bani?

Condomínio Vuca ou Condomínio Bani?

A cada tempo surge um novo conceito que procura definir o momento que vivemos, sugerindo que estamos em um provável momento evolutivo que necessita de transformação.

Os conceitos de Mundo Vuca e Mundo Bani podem ser estranhos a você, amigo leitor e colega de sindicatura, mas é familiar ao universo corporativo e está na boca de todo executivo que em uma reunião de negócios busca aparecer descolado. 

E é aqui que mora o perigo, algo interessante que merece reflexão, ou pode vir a merecer, vira um daqueles chavões da indústria da transformação do conhecimento, ganha status de clichê e perde interesse. Confesso que foi isso que ocorreu comigo ao me familiarizar com esses acrônimos, pensei: “Mais uma bobagem sem menor sentido!”

Contudo, como atuamos no universo condominial, qualquer mundo, ou qualquer possibilidade de mundo, pode ser comparado a um ou outro condomínio em que atuamos como síndicos. Sendo assim, vale propor a reflexão desses “mundos” como possíveis momentos que possamos estar enfrentando na sindicatura.

O acrônimo VUCA (em inglês: Volatility, Uncertainty, Complexity e Ambiguity; em português: volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade) faz referência às perspectivas desafiadoras que o mundo vivia no final da década de 1990 pós-guerra fria, mas podemos muito bem utilizá-lo para traduzir o movimento que muito dos nossos condomínios vivem hoje. Vamos a cada um deles:

Volatilidade - Sugere um momento de velocidade de mudanças, inesperadas, inusitadas e fora de controle. Tenho afirmado que a sindicatura é o exercício do previsível, que é aquilo em que se baseia a maioria dos nossos cursos de formação e capacitação, bem como do inusitado, que é o que a experiência na função nos proporciona.

Incerteza - Sugere que o que não é previsível é perigoso. Isso nos obriga como gestores a desenvolvermos uma habilidade de agirmos mesmo sem termos como prever os possíveis resultados.

Complexibilidade - Sugere que a volatilidade e a incerteza do momento promovem uma interpretação caótica da situação. Fato que constatamos quando a dinâmica de tomada de decisões do nosso modelo de gestão é fragilizada pela interdependência das decisões assembleares.

Ambiguidade - Sugere que o momento ou a situação não são familiares. O que nos lembra que no bom exercício da função de síndico sempre haverá situações que fogem das nossas expertises, e que para isso será preciso, a todo tempo, estar aberto a adquirir novas habilidades.

Passados mais de 30 anos da queda do muro de Berlim e do surgimento do conceito do Mundo Vuca, os gurus da transformação sugerem um novo conceito de visão de mundo formado por um novo acrônimo, “Bani”, para tempos mais contemporâneos. Deixando de lado a relevância do conceito em uma possível transformação em nossas vidas, vamos continuar com a proposta da reflexão das palavras que compõem o acrônimo em inglês: Brittle (Frágil), Anxious (Ansioso), Nonlinear (Não linear) e Incomprehensible (Incompreensível).

Frágil - Sugere que a situação atual é frágil. O que nos remete ao mandato do síndico, que de tempos em tempos é colocado à prova em uma nova assembleia de reeleição, o que sugere que o síndico deva ser o gestor do tudo ou nada independentemente da fragilidade da sua posição.

Ansioso - Sugere que a situação não para para se pensar, e não espera para decidir, a exemplo da situação vivenciada com exaustão nos grupos de Whatsapp dos condomínios, em que o conceito de mensagem instantânea transparece nas mensagens entre condôminos e síndicos.

Não linear - Sugere que não só os novos problemas, mas também os velhos problemas exigem soluções não convencionais. É aqui que a figura do síndico ‘fora da caixa’ ganha força, sepultando de vez uma definição pré-concebida de modelo ideal de exercer a função de síndico.

Incompreensível - Sugere que a quantidade de dados que podemos ter a respeito de uma determinada situação não é diretamente proporcional à precisão de informação que necessitamos dela. Exige do síndico a habilidade de ler certo por linhas tortas ao ser bombardeado por uma quantidade de pontos de vista de uma determinada situação.

A dinâmica dos tempos, bem como o turbulento universo condominial, nos faz imaginar a possibilidade de estarmos vivendo em um dos dois mundos, ou nos dois ao mesmo tempo. Se o seu condomínio, caro colega, é mais Vuca ou mais Bani só você pode me dizer, mas tenho certeza que posso afirmar que se ele não está dentro de um desses mundos, só o poderemos encontrar no acrônimo que está por vir.

Rogério de Freitas, graduado em Administração de Empresas, pós-graduado em Marketing e Gestão Empresarial,Síndico Profissional.

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2025-04-17 18:32:20' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2025-04-17 18:32:20' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora