Qual a relevância da contratação de uma administradora especializada para o Condomínio?

Qual a relevância da contratação de uma administradora especializada para o Condomínio?

 

Olá caros leitores! Hoje falaremos acerca da contratação de uma administradora especializada para o condomínio. Afinal, é uma contratação relevante? Faz alguma diferença para o condomínio?

Bem, inicialmente cumpre esclarecer que dentre os papéis do síndico, como representante legal do condomínio, está a elaboração do orçamento da receita e despesa do condomínio; a cobrança das contribuições dos condôminos e, ainda, a prestação de contas, atividades que exigem certo conhecimento acerca dos trâmites administrativos.

Para que essas funções possam ser exercidas com maior segurança e tranquilidade, a contratação de uma administradora para o condomínio mostra-se de extrema relevância. Isto porque o síndico poderá contar com o auxílio de uma assessoria completa para a gestão condominial, possibilitando a interação de um apoio especializado, por meio de profissionais capacitados.

A contratação de uma administradora especializada só tem a agregar ao condomínio, levando em conta que auxiliará o síndico de maneira direta, desde as atividades administrativas mais simples, como a confecção de boletos para pagamento das cotas condominiais pelos condôminos, às atividades mais complexas, como a elaboração da previsão orçamentária, deixando claro aos condôminos as receitas e despesas do condomínio.

As administradoras condominiais, como já dito, atuam como um apoio ao condomínio, realizando a administração financeira, o controle de saldo bancário, o pagamento de despesas, dentre outras atividades. Em razão disso, pode-se dizer que a administradora gerencia as questões funcionais do condomínio, atuando diretamente com a pessoa do síndico, para que este possa exercer de maneira eficaz as competências a ele impostas pela legislação.

A possibilidade desta contratação está prevista no artigo 1.348, § 2ª do Código Civil Brasileiro, que dispõe o seguinte: “O síndico pode transferir a outrem, total ou parcialmente, os poderes de representação ou as funções administrativas, mediante aprovação da assembleia, salvo disposição em contrário da convenção.”.

Importante destacar que, conforme previsão legal, a contratação da administradora condominial deverá ser aprovada em assembleia, ou seja, os condôminos tem papel fundamental nessa decisão.

Ainda, além de decidir acerca da contratação ou não, deve-se também verificar a integridade da administradora a ser contratada, através de referências no ramo condominial e até mesmo por meio de uma visita à empresa, a fim de que se faça a contratação de uma administradora íntegra, transparente e competente para a administração do seu condomínio.

Levando todos estes aspectos em consideração, há que se dizer que o auxílio prestado por uma administradora especializada em condomínios faz muita diferença, tanto para o síndico, que terá um braço direito para a realização das atividades administrativas, quanto para os condôminos, que poderão sentir-se mais seguros e tranquilos, sabendo que o condomínio, através da pessoa do síndico, conta com o apoio especializado para uma excelente e transparente gestão condominial.

Abraço, até a próxima!

Colaboração: Karine Alexandra Polanczyk - Assessora Jurídica de Cobrança

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2024-03-28 11:07:52' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2024-03-28 11:07:52' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora