Zelando pela qualidade do exercício da arquitetura e do urbanismo em Santa Catarina

Arquiteta Tatiana Filomeno, Presidente da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura, seção Santa Catarina (AsBEA/SC). Arquiteta Tatiana Filomeno, Presidente da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura, seção Santa Catarina (AsBEA/SC).

 

A ASBEA SC é uma das sete regionais da ASBEA Nacional (Associação Brasileira dos escritórios de Arquitetura), que surgiu para buscar o fortalecimento da atividade empresarial profissional, o reconhecimento, a regulamentação e o relacionamento comercial dos arquitetos com a indústria. É nosso dever zelar pela qualidade do exercício da arquitetura e do urbanismo em Santa Catarina e realizar um trabalho com seriedade e ética.

Para ser associado da ASBEA o escritório deve ter um arquiteto no seu quadro funcional, ter constituído empresa há pelo menos dois anos e ter duas indicações de escritórios já associados.

Ser associado da AsBEA é ter um selo de qualidade.

Tratamos principalmente de assuntos relacionados a arquitetura, mas também de outros que sejam relacionados indiretamente a profissão, que contribuam para a formação, como recentemente participamos de uma palestra que falou sobre tendências de moda e seus reflexos na vida cotidiana e arquitetura. A troca de conhecimentos, de vivências de viagens também são sempre temas em voga, pois apresentam experiências e trazem sempre novas ideias e inspirações pra arquitetura, e nos mantem atualizados com as realidades e soluções de arquitetura e urbanismo em outros lugares, que nos servem como referências e inspirações.

A ASBEA SC é uma rede de relacionamentos. Esse ano completamos 10 anos de existência, somos 60 escritórios associados e 15 empresas do setor da construção civil. A associação tem atividades regulares, de discussão e promoção de encontro, seminários, ações e eventos através dos Grupos de Trabalho, que hoje são 5 – GT Sustentabilidade, GT Contratos, GT Cidades, GT Joinville e o mais recente GT Interiores.

Os associados que compõe toda estrutura da entidade, diretoria, coordenadores dos GTs, integrantes dos GTs, representantes da entidade em outras organizações, como COMDES, CAU, Prefeitura. Além disso, para reunir e integrar os associados temos um happy hour mensal (na última 3ª feira de cada mês), e eventos, ações e seminários promovidos pela ASBEA ou por entidades parceiras.

O GTI (Grupo de Trabalho de Interiores) surgiu da necessidade de discutir as relações de trabalho, as dificuldade, as melhorias para os arquitetos que trabalham com o vasto mundo da arquitetura de interiores. Esse termo se refere não apenas a decoração, como muitas vezes é visto, mas com todas as reformas em edificações existentes, retrofit em edifícios de apartamentos, reformas de infraestrutura hidráulica, elétrica, estrutural, entre outros.

Neste caminho, cruzamos com o Jornal dos Condomínios, que nos abriu um espaço para informar, discutir, e amparar as dúvidas e procedimentos ideais para as práticas da arquitetura nos condomínios. Convido você, síndico e condôminos, a acompanhar nossa coluna e nos prestigiar com seus questionamentos e sugestões.

Arquiteta Tatiana Filomeno

Presidente da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura, seção Santa Catarina (AsBEA/SC), gestão 2015 - 2016

( Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 1998; especialista em Arquitetura Sustentável e Bioclimática pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) ; sócia da empresa AT arquitetura, desde 2002.)

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2024-03-28 17:04:21' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2024-03-28 17:04:21' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora