Desde janeiro deste ano a Celesc tem realizado a troca dos medidores de energia elétrica em Santa Catarina.
Na Capital, o modelo inteligente traz mais tecnologia, um visual diferente e também faz coleta de informações em tempo real, além da facilidade no religamento de forma remota em caso de problema.
Síndico do Orlando Sylvio Damiani, em Capoeiras, e de outros condomínios, Helton Silveira de Souza conta que a Celesc tem sido uma grande parceira nessa atualização dos medidores, além de destacar a agilidade da companhia para diminuir ao máximo o tempo sem energia elétrica durante a troca dos aparelhos.
“O contato foi feito no primeiro momento pela Celesc, que depois cumpriu rigorosamente as datas e horários. Foram trocados os medidores de quatro blocos do condomínio de forma simultânea, com as equipes trabalhando em conjunto para diminuir ao máximo o tempo sem energia no prédio”.
Segundo a companhia, o projeto tem prazo para ser concluído de forma completa em 36 meses em todas as regiões da Capital, com investimento superior a R$ 116 milhões da Celesc. Aliás, é importante registrar que mesmo com a mudança dos medidores as contas impressas em papel continuarão a ser entregues nos condomínios.
Em contato com a reportagem do Jornal dos Condomínios, a Celesc afirmou que as mudanças ainda estão sendo realizadas nos bairros Coqueiros, Abraão, Canto e Jardim Atlântico. A projeção da companhia é chegar a 45 mil medidores inteligentes até o final de 2024, já foram instalados 15 mil unidades nos condomínios da região continental.
De acordo com o diretor Comercial da Celesc, Vitor Lopes Guimarães, a implementação de medidores inteligentes representa um salto importante na gestão eficiente dos recursos e na modernização do setor elétrico.
“A capacidade de monitoramento em tempo real oferece uma visão abrangente do uso de energia, permitindo uma resposta ágil a picos de demanda e, assim, otimizando a eficiência energética. Os medidores inteligentes não apenas modernizam a infraestrutura elétrica, mas também impulsionam uma abordagem mais inteligente e sustentável para o uso de energia”, ressaltou o diretor.
O síndico Helton Silveira de Souza ainda avalia que os moradores aprovaram a mudança, assim como ele, porque também agiliza o sistema de leitura e análise dos medidores.
“A tendência é que melhore a satisfação dos consumidores, pois a precisão na leitura e o controle real do consumo evita erros de leitura. Isso facilita muito a vida do síndico, pois evita contratempos em leituristas e atraso na liberação das faturas”, reforça.
Principais benefícios da nova tecnologia:
• Gestão do consumo em tempo real: Os consumidores terão mais controle sobre o uso de energia, podendo identificar picos de consumo e ajustar hábitos para economizar.
• Combate a irregularidades: A tecnologia ajuda a identificar ligações clandestinas e outras irregularidades, melhorando a segurança da rede.
• Redução da inadimplência: Com mais informações disponíveis, o consumidor pode gerenciar melhor seu consumo e evitar surpresas na conta.
• Economia operacional: A redução de visitas técnicas e a automação de processos diminuem os custos para a Celesc.
• Agilidade no atendimento de ocorrências: A detecção automática de falhas e a possibilidade de ações remotas aumentam a eficiência das equipes.
• Religamento automático: Em caso de cortes, o sistema permite o religamento automático, sem necessidade de deslocamento de equipes.
Limpeza de postes
Desde o dia 14 de agosto, Florianópolis tem recebido mutirões de limpeza de postes, que já retiraram mais de três toneladas de cabos obsoletos ou lançados irregularmente em residências e condomínios da região central. Em seis ações realizadas até agora, aproximadamente 200 postes em vias centrais da Capital foram vistoriados.
Essas operações fazem parte de um Protocolo de Cooperação Técnica (PCT) firmado em 4 de julho entre a Celesc e a Prefeitura de Florianópolis. Os trabalhos são executados por técnicos da Celesc em conjunto com funcionários de 14 empresas de telecomunicações que aderiram ao protocolo. A Prefeitura colabora com caminhões e equipes para a remoção dos cabos, enquanto a Guarda Municipal organiza o trânsito durante as operações.A comunidade também pode reportar situações de risco, como cabos rompidos ou baixos, pelo telefone 0800 048 0196.