A era da revolução digital chegou aos condomínios. Você já percebeu?

Tecnologia traz comodidades aos moradores e vantagens competitivas no segmento imobiliário Tecnologia traz comodidades aos moradores e vantagens competitivas no segmento imobiliário

ansparência na prestação de contas do condomínio, mais segurança e comodidade dentro de casa estão integrados à era digital

A transformação da tecnologia acontece com uma velocidade praticamente inalcançável. Isso resulta na busca incessante pelo que há de mais moderno e que possa facilitar o cotidiano das pessoas. As opções para fazer parte desse universo digital valem para todas as áreas, o que inclui os empreendimentos imobiliários. Seja para projetar um condomínio novo, para incluir inovações nos antigos ou para administrá-los, as empresas têm se preocupado em apresentar inovações exclusivas a todo momento para os seus clientes – e assim sair na frente.

Odirley Rocha, diretor de relacionamento do Porter Group, cita que até 2030 a realidade das administradoras de condomínio será totalmente online. “Acredito que 100 % das administradoras serão digitais”, afirma. “Por exemplo, hoje quem de nós vai a banco pagar uma conta? Ninguém vai. E nas administradoras vai ser assim”, diz Rocha.

Com a modernização, os síndicos terão disponível uma administradora com novas atribuições. “O gerente de conta será um consultor financeiro. Fará uma reunião online com o síndico e com o conselho para analisar as contas do mês anterior e dar sequência ao próximo mês. Verificar se houve aumento no consumo de energia, se o zelador comprou alguma peça de manutenção a mais. As administradoras de condomínios vão focar muito na análise das contas. Hoje boa parte das administradoras só pagam contas”, analisa Rocha.

Um dos objetivos que é destacado por ele é apresentar transparência total de todos os serviços. “Esse mindset vai ter que mudar e elas terão que se digitalizar. Digitalização nos aplicativos, nos arquivos, na prestação de contas totalmente online – zero papel. Essa disrupção da administradora de condomínio vai acontecer nos próximos anos. Aquelas que não acordarem vão ficar pra trás”, observa o diretor.

Manutenção

“Quem de nós, síndicos, decorou as centenas de normas que precisam ser seguidas? Ninguém”, afirma Rocha. Existem plataformas disponíveis no mercado que oferecem ao zelador ou ao gerente condominial algumas facilidades na execução dos serviços diários, garantindo que todos os itens de segurança e manutenção de um prédio sejam vistoriados e possam ser acompanhados pelo síndico.

Utilizando uma plataforma online, o zelador chega para trabalhar e ao fazer as manutenções preventivas segue as centenas de normas inerentes a um condomínio. “Ele vai abrir a plataforma e verá que tem lá uma sequência de tarefas a cumprir: esticar a mangueira de incêndio, tirar foto e assinalar a manutenção como executada. Na sequência vai para o próximo item: subir e ver a lâmpada do para-raios; verifica se está acendendo ou não, tira foto e marca como obra executada. Assim cumpre todas as tarefas diárias”, exemplifica. Rocha considera essas plataformas como algo essencial, pois ninguém fica mais no “achismo” e as plataformas vão ajudar a fazer a rotina da manutenção predial.

Segurança

Segundo uma pesquisa divulgada em abril deste ano pela Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (ABESE), o setor faturou aproximadamente R$ 11 bilhões em 2022. Os números refletem a renovação de produtos já instalados em projetos antigos e de atualização tecnológica devido à implementação de tecnologias novas que utilizam a Inteligência Artificial.

Muitos desses sistemas já são utilizados normalmente pelos moradores de condomínios, e as pessoas já não vivem de outra forma. Ter a garantia de segurança para a família é fundamental ao fechar um negócio imobiliário.

“O ladrão não está quebrando muro ou vindo de helicóptero, o ladrão está chegando pela porta da frente, pelo erro do morador, do porteiro, do funcionário ou até mesmo pela vulnerabilidade do portão eletrônico da garagem ou do pedestre”, explica Rocha.

Odirleyrocha
Odirley Rocha: até 2030, as administradoras serão 100% digitais

A modernização dos sistemas de acesso está entre os primeiros itens da lista de segurança em condomínios, seja com o controle de acesso auditáveis ou com rastreabilidade, onde o porteiro pode ter o conhecimento de quem está entrando ou saindo. O leitor facial é uma dessas tendências que garante maior segurança. “O morador entra pela face, sai pela face, não precisa de outro dispositivo em mãos e isso é muito mais seguro”, confirma.

Outra solução tecnológica utilizada em alguns condomínios é a ausência do controle remoto para acessar a garagem. Segundo Rocha, tudo é feito em um aplicativo. “Você abre o app do controle de acesso, aperta o botão via internet ou via bluetooth, abre o portão da garagem do condomínio ou até mesmo você pode instalar no carplay do carro essa opção”, garante. “Não tem mais problema caso acabe a bateria ou não tenha o controle físico para abrir ou fechar o portão”, diz.

Mudanças

O que ocorre hoje são síndicos reativos, trabalhando no preventivo ou no corretivo. Antecipando um possível problema, o síndico atua na manutenção preditiva. Rocha cita como exemplo a manutenção de um elevador. “O elevador faz um número de subidas e descidas e a manutenção preventiva está agendada para o dia 25 de junho, porém caso ocorram mais subidas e descidas, no dia 17 a correia vai dar problema. A informação vem para o gestor de forma online no aplicativo, que avisa que a manutenção precisa ser feita antes da data da manutenção preventiva”, explica. Cada vez mais haverá assertividade nas manutenções de condomínios.

Mesmo diante de toda a modernização, com robôs e o uso de Inteligência Artificial, as pessoas são indispensáveis para o trabalho. “Trabalhamos com a gestão de pessoas e sempre vamos precisar de síndicos, zeladores, prestadores de serviços, não muda nada com a digitalização. O que muda é a velocidade das informações. A verdade é que teremos que estar cada vez mais conectados com as informações e a pronta resposta para todas as situações”, explica Odirley Rocha.

Imóveis inteligentes trazem vantagem competitiva

Com a chegada da tecnologia 5G no Brasil, a Internet das Coisas (IoT) deixará de ser encarada como algo dispensável. De acordo com Matheus Clementino de Mella, diretor de desenvolvimento da Empeltec Jr., empresa sem fins lucrativos formada por estudantes da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), no estado de São Paulo, alguns estudos indicam que os edifícios inteligentes apresentam menor taxa de vacância em relação às demais opções presentes no mercado de imóveis.

“As comodidades propiciadas pela IoT já se mostram como uma vantagem competitiva, podendo ser, em um futuro próximo, quase que uma exigência no segmento imobiliário. Fato que ressalta a necessidade de construtoras e incorporadoras estarem atentas a essas inovações, até mesmo para prédios voltados à classe média”, avalia Mella.

Dentro de casa

Além dos edifícios, as pessoas buscam a tecnologia para garantir mais conforto dentro de casa e a automação residencial também está trazendo novidades que cabem em diferentes bolsos. Para ele, muitas das tecnologias que estão ao nosso alcance até o momento representam equipamentos de simples instalações que facilitam processos, conectando dispositivos e aparelhos que se ligam e conversam por meio de um controle centralizado.

Relogio
Alexa: assistente virtual executa tarefas com custo baixo

Como é o caso das assistentes de voz da Amazon (Alexa) e da Apple (Siri), em que é possível executar tarefas simples, e algumas mais completas, a baixo custo. Com investimento a partir de R$ 350 você tem acesso a uma assistente virtual, pelo qual pode criar uma agenda de compromissos, consultar as condições do trânsito, reproduzir uma lista de músicas ou pedir uma refeição. Além disso, o sistema ainda pode interagir com eletrodomésticos, lâmpadas inteligentes, fechaduras, controles remotos, TVs, sensores de movimento, e interruptores, tanto por comandos de voz quanto pelos aplicativos dedicados à automação de tarefas.

De acordo com Mella, existem hoje no mercado muitos sistemas de automação para quem procura custo-benefício. Com instalação rápida e o mínimo de intervenção, é possível controlar a casa remotamente de maneira confiável. O acionamento de uma iluminação, do ar-condicionado ou a notificação de que um alarme disparou caso alguém tenha invadido a residência estão integrados e podem ser acessados nos aplicativos instalados no smartphone, sem problema de delay ou falha no envio de comandos.

Para garantir o funcionamento de toda essa praticidade, basta a conexão da internet ser boa o suficiente para suportar as inovações. A Vivo, empresa líder em telecomunicações no país, conta com opções que oferecem conexão de ultravelocidade dentro e fora de casa.

“Aqui na Vivo nos posicionamos muito bem para suprir todas as necessidades das pessoas quando se pensa em casa ou espaços, como um condomínio, conectado. Além dos serviços Vivo Fibra, em nossas lojas é possível encontrar diversos tipos de dispositivos inteligentes – lâmpadas, televisores, aspiradores-robôs, assistentes virtuais, sensores e vários outros gadgets que trazem mais conforto e segurança para uma casa ou um condomínio. Em breve vamos oferecer serviços de suporte para instalação, configuração e suporte para esses dispositivos”, afirma Ricardo Vieira, diretor de vendas da regional Sul da Vivo.

Serviço

Encontre e cote serviços de Monitoramento Eletrônico

Encontre e cote serviços de Portaria Remota

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2025-04-17 18:02:14' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2025-04-17 18:02:14' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora