Primeiros socorros: ação de porteiro salva vida de bebê em condomínio de São José

Primeiros socorros: ação de porteiro salva vida de bebê em condomínio de São José

Iniciativa de porteiro terceirizado com conhecimento em primeiros socorros foi fundamental para salvar a vida de um bebê que se engasgou com leite materno 

Ter conhecimento em primeiros socorros pode ser o diferencial na escolha de um profissional para atuar em condomínio. No início de novembro, um caso de engasgamento de bebê por leite materno teve um final feliz graças ao conhecimento do porteiro do prédio.

Sandro Francisco Vicente, 50 anos, teve papel fundamental para evitar uma tragédia no edifício em que trabalha como porteiro terceirizado, no bairro Campinas, em São José (SC). Um bebê de apenas seis dias de vida se engasgou com leite materno e parou de respirar. O profissional foi chamado pela família para ajudar, num momento de desespero, e para chamar também socorro do Corpo de Bombeiros. À reportagem, Sandro relatou o procedimento feito e de como ter algum conhecimento em primeiros socorros fez a diferença.

"Era um sábado, por volta de 4h da manhã quando os pais me chamaram. Estavam o pai e a mãe apavorados, com os avós juntos. O bebê estava no colo da avó, ele não respirava e não reagia. Como o Samu ia demorar, a mãe pediu pelo amor de Deus para que eu ajudasse. Peguei o bebê na mão, com a barriga para baixo. Vi uma vez os bombeiros mostrando como fazer em casos de engasgamento, bati quatro vezes nas costas e pedi para a avó fazer a sucção. O bebê não reagiu, fiz outra vez e nada. Na terceira ela tossiu, abriu o olhinho, meio abrindo um sorriso, e começou a respirar. Mostrei para mãe que estava tudo bem, respirando, e desci pra portaria para esperar o Samu", relata. 

Porteiroprimeirossocorros
Sandro Francisco Vicente: satisfação ao ajudar a salvar uma vida realizando os procedimentos recomendados pelo Corpo de Bombeiros

O procedimento adotado pelo porteiro Sandro Francisco Vicente é o recomendado nos cursos que são oferecidos pelo Corpo de Bombeiros. Aliás, há outros profissionais que atuam em condomínios, como zeladores, síndicos e seguranças que podem realizar as formações. Segundo o Tenente Luiz Gustavo Bonatelli, chefe da seção de Instrução e Ensino do Batalhão de São José, esse tipo de conhecimento serve como apoio ao trabalho dos agentes, principalmente em situações que envolvem risco de vida.

"Esses profissionais são muito importantes também na prevenção de incêndio, porque eles conhecem as estruturas, os moradores e quais problemas podem estar ocorrendo na estrutura. Se ele souber das ações que tem que fazer até a chegada das guarnições já nos poupa um tempo e previne a evolução dos problemas. Se ele tiver uma noção de como identificar um morador que tenha sofrido um mal súbito ou uma queda, até mesmo ter a calma de acionar o 193, a informação já chega redonda e saberemos de que forma iremos chegar, seja com Samu ou Bombeiros".

Curso de primeiros socorros

O Corpo de Bombeiros de SC tem cursos gratuitos de primeiros socorros para a população. De acordo com o Tenente Bonatelli, é possível até se tornar um brigadista por meio do curso dos bombeiros.

"Temos cursos de capacitação em primeiros socorros. O nível básico foi adaptado e é oferecido no formato online. Além dele, tem o treinamento base de atendimento à emergência, e esses dois cursos são pré-requisitos para o curso de formação de bombeiro voluntário, que tem 400 horas no formato presencial. Após formado, pode-se atuar junto às guarnições e também como brigadista particular".

O bebê salvo por Sandro está bem e teve acompanhamento médico logo após o trabalho de salvamento. O Samu chegou cerca de cinco minutos depois da ação. Além do orgulho de ter ajudado a salvar uma vida, o porteiro também quer guardar uma recordação.

"Eles (Samu) me falaram que fiz bem de ter feito aquilo, que não daria tempo de esperar. Meu irmão era bombeiro e me deu dicas sobre afogamento e engasgamento de bebê. Na hora eu estava apavorado também, mas fiz o procedimento e deu certo. Os pais quando me encontram sempre agradecem e vão levar o bebê para eu ver. Quero fazer uma foto para colocar no meu porta-retratos".

Serviço

Para informações e inscrições para o curso acesse o link: https://ensinovirtual.cbm.sc.gov.br/

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2024-03-29 07:16:25' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2024-03-29 07:16:25' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora