Dicas para garantir a segurança do patrimônio nas férias

  • 29/Janeiro/2019 - Graziella Itamaro
Dicas para garantir a segurança do patrimônio nas férias

 

Apesar de ser um período de descanso, as férias seja no inverno ou verão pedem atenção especial com a segurança dos condomínios.

Antes de viajar, além dos cuidados contra roubos é importante que os moradores zelem pela segurança dentro das unidades. Equipamentos de gás, elétricos, hidráulicos, aberturas e outros itens precisam ser desligados, fechados e revisados para evitar surpresas indesejadas.

Diretor do Sindicato das Empresas de Segurança Privada do Estado de Santa Catarina, Joneval Barbosa de Almeida explica que, não importa se a ausência será curta ou prolongada, alguns cuidados são essenciais para que o retorno seja tão agradável quanto o período de férias.

Ele recomenda aos condôminos que evitem comentar em local público e próximo a pessoas estranhas que irão viajar. “Comunique o síndico e o pessoal da portaria que estará ausente durante determinado período. Ser discreto também na hora de arrumar a bagagem no carro é fundamental.

Se possível, faça isso no interior da garagem e, caso ela esteja exposta aos transeuntes, evite aglomerar malas próximas ao veículo. Isso pode evidenciar a duração de sua viagem”, orienta Almeida.

Informação

Segundo o diretor, também é preciso ter cautela com o que é divulgado nas redes sociais, pois as informações podem ser fontes de problemas. “O check in automático de alguns aplicativos de redes sociais deve ser desabilitado, pois é comum que meliantes monitorem a internet e tenham informações privilegiadas sobre o tempo em que a residência estará desabitada. Por mais difícil que seja não publique informações sobre sua viagem. Somente o faça se na residência permaneceu algum morador”, esclarece Joneval.

Eleger alguém de confiança para zelar pela residência também é uma boa atitude para evitar surpresas. “Evite deixar chaves, senhas de alarme, telefones de emergência na portaria. Solicite a um vizinho ou parente de sua confiança que visite sua residência enquanto estiver ausente e deixe sob os cuidados dele os telefones onde você pode ser encontrado em caso de emergência.

Se empregados domésticos forem trabalhar no período, repasse as informações e cuidados e deixe a portaria do prédio informada. Atitudes como estas ajudam a afastar indivíduos mal intencionados”, destaca Almeida.

Além da segurança contra assaltos e roubos, Joneval pontua outros itens que devem ser revistos. “Algumas pessoas acreditam que deixar luzes acesas durante o dia, por vários dias seguidos pode melhorar a segurança da residência. Na verdade este ato é uma excelente dica para o assaltante. Se desejar deixar alguma luz acesa durante a noite utilize um timer. Desta forma economiza energia e evita suspeitas”, orienta.

Plantas e animais

Os cuidados com plantas e animais de estimação também devem ser pensados antes de viajar. Animais que não puderem ser deixados sob a guarda de parentes ou amigos podem ser deixados em hotéis especializados ou, em último caso, podem ficar em casa desde que sejam alimentados no local. Mesmo assim, Joneval recomenda que, no mínimo, a cada 48 horas alguém verifique se tudo está bem com o animalzinho.

Para as plantas, existem alguns truques para mantê-las. Uma garrafa de água enfiada na terra fará com que a água seja absorvida conforme a necessidade. No caso de residências com jardim na frente, pode-se contratar alguém para mantê-lo limpo, evitando o aspecto de abandono. E para um descanso ainda mais tranquilo, a contratação de empresas especializadas em segurança eletrônica é uma boa opção.

Segundo Joneval é importante dar preferência para as que estejam regularmente constituídas e autorizadas pela Polícia Federal para operar. “O monitoramento de imagens é uma excelente ferramenta para que, além da empresa, os proprietários também possam monitorar eventualmente suas casas ou apartamentos, pois não podemos esquecer que, apesar de estarem cada vez mais audaciosos, os meliantes ainda preferem o anonimato e a garantia de não serem descobertos”, conclui Joneval.

 

Serviço:

Encontre aqui empresas de Controle de acesso.

Encontre aqui empresas de Portaria Remota

 

Orinalmente publicado em 06/02/2019

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2024-03-28 12:22:43' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2024-03-28 12:22:43' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora