Acessos controlados

Um dos pontos fundamentais para a segurança em condomínios é, além de um sistema eletrônico eficiente, funcionários bem treinados.
  • 01/Outubro/2014 - Graziella Itamaro
Acessos controlados

 

Assunto frequente nas reuniões de condomínio, os investimentos em segurança têm se tornado cada vez mais indispensáveis nos edifícios residenciais e comerciais. E engana-se quem pensa que prédios menores reduzem a necessidade de cuidados. Independentemente do tamanho, a segurança deve sempre ser levada em consideração.

Diretor de uma empresa que atua na área de segurança privada, pessoal e patrimonial, Marco Aurélio Koerich afirma que um dos pontos fundamentais para a segurança em condomínios é, além de um sistema eletrônico eficiente, funcionários bem treinados. “Para uma maior eficiência dos recursos adotados em cada caso, projetos personalizados, consultoria e testes periódicos também podem ser um grande auxílio. Além disso, aumentar o nível de tecnologia e, se necessário, de mão de obra, treinando a equipe e monitorando todos os recursos simultaneamente”, recomenda.

Na opinião do empresário, a melhor forma para o controle de acesso de pessoas nos edifícios é pelas câmeras de monitoramento CFTV que possuem alta definição; pela utilização de “Tags”, que são dispositivos de acesso anticlonagem muito eficientes; ou ainda, pela biometria, através de aparelhos que fazem leitura da digital. Porém, o empresário explica que não existe um padrão pronto de sistema que seja mais eficiente. Cada caso deve ser analisado para atender um padrão de segurança satisfatório de acordo com o perfil do condomínio.

Além dos equipamentos adequados, é importante treinar os funcionários para evitar que falhas no trabalho dos colaboradores abram brecha para a questão de segurança. “Para o bom funcionamento de qualquer sistema de segurança, é fundamental que os funcionários estejam devidamente treinados e tenham domínio sobre o uso correto de toda a aparelhagem, além disso, precisam estar aptos e atentos na identificação e percepção de qualquer movimentação estranha”, recomenda.

Marco explica ainda que os moradores também devem ser orientados para que evitem divulgar informações vitais, como as senhas de acesso. “Os moradores devem estar atentos às normas em vigor no condomínio e ter sempre em mãos o contato da portaria para casos de emergência”, explica.

Vigilância

Síndico do Condomínio Edifício Dias Velho, em Florianópolis, Vitório Colossi Bernardini relata que atualmente os equipamentos de segurança atendem as necessidades do prédio. “Podemos dizer que atualmente os aparelhos são suficientes. Temos câmeras do andar térreo até o último andar, possuímos dois monitores para que possamos visualizar todos os locais da unidade e, além disso, temos vigilância 24 horas, com funcionários que controlam o acesso dos condôminos que residem no prédio e dos que por ventura necessitem adentrar em suas salas comerciais, fora do horário normal de expediente”, conta o síndico.

Segundo Vitório, outra ação utilizada para controlar o acesso ao prédio é um livro de registro, que fica na portaria. “Com essas medidas, temos conseguido resolver os problemas do condomínio, mas estamos cientes de que não podemos deixar de acompanhar as novas tecnologias do setor, pois a segurança de todos é fundamental, e por isso, na medida do possível, adquirimos equipamentos cada vez mais atualizados”, explica.

Por Graziella Itamaro

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2024-03-28 20:03:47' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2024-03-28 20:03:47' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora