Portas corta-fogo no combate a incêndios

  • 31/Outubro/2013 - Graziella Itamaro
Portas corta-fogo no combate a incêndios

 

Importantes no combate aos incêndios, as portas corta-fogo são indispensáveis em muitos edifícios, pois impedem a propagação do fogo, assegurando a saída dos indivíduos e o acesso dos bombeiros que o combaterão. Apesar do nome, de acordo com o Major Charles Alexandre Vieira, da Diretoria de Atividades Técnicas (DAT) do Corpo de Bombeiros Militar, as portas corta-fogo protegem não somente do fogo, mas também evita que a fumaça entre nas escadas dos edifícios.

Material

Segundo o major, a necessidade, ou não, das portas e do material utilizado nas aberturas vai depender do tipo de escada (comum, protegida, enclausurada, ou à prova de fumaça). Além disso, cada porta possui uma nomenclatura apropriada, conforme sua indicação (P30, P60, P90, P120), que por sua vez é dada considerando o tempo de resistência ao calor. “Dependendo da altura do edifício e do número de pavimentos será indicado um material diferente para a porta. Se for uma escada protegida, por exemplo, deverá ser de madeira maciça, com 2,5 cm de espessura e capacidade para resistir ao calor por até 30 minutos (P30), sendo uma escada enclausurada, a porta deve ser metálica, com revestimento interno em lã de vidro ou rocha. Esta poderá resistir ao calor por até duas horas (P120)”, explica o bombeiro.

Além dos diferentes materiais, a porta corta-fogo também deve possuir barra ou maçaneta própria para abertura e fechamento automáticos, bem como molas nas dobradiças para fechar e abrir com facilidade.

Porta aberta: perigo

Um dos problemas frequentes é o mau uso do equipamento: em muitos edifícios a porta fica permanentemente aberta. Neste caso, é importante que os moradores sejam orientados para que deixem as portas sempre fechadas. “As molas são a parte da porta que mais precisam de manutenção, afinal é o que mantém a porta fechada sempre. Se ela não fechar automaticamente e permanecer entreaberta, deve passar por manutenção, pois, deste modo, torna-se um caminho natural para a fumaça, como se fosse uma chaminé”, compara o major.

As condições gerais das portas corta-fogo devem seguir a Instrução Normativa 009, da Diretoria de Atividades Técnicas, do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, que estabelece e padroniza os critérios para concepção, dimensionamento e o padrão mínimo para apresentação de projetos de segurança contra incêndios para sistemas de saídas de emergência.

O bombeiro ressalta que para que as portas apresentem bom desempenho durante um possível incidente é necessário realizar manutenções preventivas e a remoção de objetos que dificultem a circulação. “A conservação das portas corta-fogo é tão importante quanto à instalação, já que a simples presença física da porta não garante a segurança contra incêndios. Para proteger as pessoas é necessário que elas estejam em estado de funcionamento apropriado”, reforça o major Vieira.

Por Graziella Itamaro

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2025-05-20 04:46:49' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2025-05-20 04:46:49' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora