Muro de vidro: segurança aliada ao design

  • 11/Outubro/2013 - Kalyne Carvalho
Muro de vidro: segurança aliada ao design

 

Uma questão que precisa sempre ser avaliada pelo síndico é a segurança, sendo que está cada dia mais comum aliá-la ao design, parceria que muitas vezes favorece a valorização do prédio. Foi o que aconteceu no Condomínio Anne Louise, no bairro Comerciário, em Criciúma, quando um dos apartamentos, que fica com a sacada muito próxima à rua, resolveu modernizar o espaço, trocando a antiga proteção, feita de grades de metal, por um muro de vidro.

 

Maria Luisa Xavier Steffen, que atua há um ano e meio como síndica no residencial, contou que a colocação do muro de vidro foi previamente aprovada em assembleia entre os condôminos, há cerca de um ano. “Foi uma iniciativa do próprio morador do apartamento, visto que antes havia uma grade que já estava um pouco desgastada pelo tempo”, contou. A ideia repercutiu positivamente e contou com a aprovação coletiva. “Inclusive acabou também valorizando a fachada do prédio, o que beneficia a todos”, disse.

O Condomínio Anne Louise, que já tem quase 20 anos de história, conta também com cercas energizadas em locais estratégicos. “Temos um ambiente todo protegido, pois hoje em dia é necessário. Os condôminos são bem participativos, e por isso conseguimos sempre abordar o assunto em assembleias”, complementou Maria Luisa.

Benefícios

Estudos da Policia Militar afirmam que, ao contrário do que a maioria das pessoas acredita, os criminosos preferem assaltar residências e prédios com muros altos, já que a proteção impede que alguém os veja de fora da propriedade. Além da segurança, o muro de vidro valoriza a fachada e a alternativa está cada vez mais popular no mercado imobiliário.

O vendedor Edilson Geremias, da Vitrine Vidraçaria, também em Criciúma, diz que os tipos de vidro mais utilizados são os laminados e os temperados. Os vidros laminados variam entre quatro e cinco milímetros de espessura, já nos temperados as composições mais comuns são de oito e dez milímetros. “A colocação de muro de vidro é uma tendência forte aqui na região. Usamos vidro temperado, geralmente de 10 milímetros, de alta resistência”. As cores podem variam entre incolor, verde e fumê, comentou Geremias, confirmando que já fez vários serviços na cidade.

Normalmente, a manutenção do vidro baseia-se apenas na limpeza com água e sabão neutro, sendo que a única recomendação é enxugá-lo depois de ser lavado.

Para usufruir plenamente dos benefícios e planejar uma boa modernização do condomínio, o importante é consultar um profissional de arquitetura ou empresa especializada para avaliar a estrutura e escolher a melhor opção para se adequar ao ambiente.  

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2024-03-28 13:11:30' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2024-03-28 13:11:30' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora