Manutenção garante maior durabilidade das bombas

  • 05/Janeiro/2010 - Redação CondominioSC
Manutenção garante maior durabilidade das bombas

 

Imagine se a bomba da água deixa de funcionar no final de semana, em que o consumo de água aumenta, e que se torna mais difícil encontrar um profissional para realizar a manutênção? É um transtorno para o condomínio. Para evitar essa situação, esses equipamentos precisam de cuidados periódicos da mesma forma que qualquer outro equipamento dentro do prédio, principalmente com a chegada do verão.

O ideal é contratar uma empresa responsável pela manutenção para vistoriar periodicamente. De acordo com o proprietário da empresa Bomba Silva, Maicon Michel da Silva, o aparelho precisa de manutenção pelo menos uma vez por ano. Mas, para garantir maior vida útil ao equipamento, é interessante o condomínio fazer um pacote de serviços, com visita técnica mensal para verificar a bóia, bomba e o contactor (chave de proteção da parte elétrica).

O tempo útil de uma bomba é de cerca de 10 anos, sendo que com uma manutênção periódica sua vida utíl aumenta, mas se for manuseada sem cuidado pode não ultrapassar dois anos de uso.

“Se não for feita a manutenção, problemas numa simples bóia pode queimar o equipamento”, alerta Silva. No condomínio, o zelador ou outro funcionário também devem analisar o estado da bomba.“Pode verificar pondo a mão em cima da entrada de água, se o encanamento estiver quente, é sinal de que a bomba não está puxando. O correto é sempre estar fria”, observa.

Se ficar sem água, o melhor é desligar o aparelho, pois, se entrar ar a circulação de água sem recalque aquece a água danificando a tubulação e o selo mecânico (peça responsável pela vedação) e assim podendo entrar água para dentro do motor e queima-lo. O funcionário do condomínio também deve ficar atento com a ocorrência de ruídos, qualquer barulho diferente, pode indicar que algum componente não está operando normalmente. Se isso ocorrer, a atitude certa é chamar um profissional.

Tipos de bomba Para evitar que o prédio fique sem água, o mais indicado é que tenha pelo menos duas bombas de recalque, pois no caso de manutenção de uma delas, ou se ocorrer de estragar, a outra abastece o edifício. Uma sempre fica na reserva, e o zelador deve intercalar o uso a cada 15 dias. Assim garante mais durabilidade aos aparelhos”, diz Silva.

Além da bomba de recalque, também precisam de manutenção as submersível, as bombas direcionadas para fazer pressão, os hidrantes de combate a incêndios, as de piscina e de hidromassagem.

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2025-04-16 01:49:53' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2025-04-16 01:49:53' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora