Condomínio conta com auxílio da universidade

Universitários vão analisar espaço e propor soluções para moradores do residencial Venezia Universitários vão analisar espaço e propor soluções para moradores do residencial Venezia

 

A aproximação da comunidade com a academia gera frutos de que ambas as partes podem usufruir. E o residencial Venezia, no bairro Nova Esperança, em Criciúma, está com grandes expectativas quanto ao projeto de extensão dos alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). Os estudantes começaram a criar as primeiras propostas no dia 27 de agosto, como parte das atividades do projeto de extensão “Habitação Social em Criciúma”.

Segundo o professor Jorge Luiz Vieira, que coordena o projeto, em um primeiro momento foi feita uma visitação dos universitários ao espaço, para registro fotográfico, levantamento de informações e medições, além da aproximação e do questionamento das necessidades dos condôminos. “Para os alunos é fantástico. Este tipo de experiência é fundamental para o aprendizado”, comenta.

Quanto à execução, serão propostas melhorias para os espaços coletivos, como paisagismo, iluminação e até mesmo a análise de construção de uma pista de caminhada, além de orientações sobre a destinação de resíduos. “Na equipe, temos quatro alunos bolsistas e dois voluntários, mais quatro professores envolvidos. E o retorno tem sido ótimo, todos os envolvidos estão bem motivados”, diz o professor.

A administradora de condomínio e síndica terceirizada Amanda Orlandi afirma que os condôminos estão animados e com boas expectativas. “A universidade pediu autorização para fazer a visita e o conselho do condomínio aprovou a iniciativa. Ficaram bem interessados, especialmente quanto às futuras propostas direcionadas à área verde que existe no residencial”, conta.

Propostas

Um local exclusivo para animais, proteção para crianças nos parques infantis, plano de arborização e paisagismo: essas são algumas das ações que os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo devem propor ao conjunto residencial Venezia, que tem 16 blocos e 256 apartamentos.
Além do projeto arquitetônico e paisagístico, os alunos pretendem elaborar uma cartilha de orientação para tratar de forma educativa a racionalização no consumo de água e de energia e da seleção dos resíduos sólidos, tanto nas áreas de cada apartamento, quanto nas áreas de uso comum do condomínio.

Entre as principais questões levantadas pelos moradores está a necessidade de um local para a prática de skate pelos jovens, construção de uma pista de caminhada, a iluminação dos fundos do terreno, entre outros. As propostas devem apresentadas em dezembro deste ano.

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
Enquete

Para conter a pandemia do Covid-19 quais medidas estão sendo mais difíceis de serem adotadas no condomínio?

Controlar obras em unidades - 12.9%
Utilização de máscara por moradores - 26.4%
Informar condômino infectado - 7.9%
Aplicar as normas de silêncio - 15%
Controlar o uso de áreas comuns - 14.3%
Realização de assembleias - 20.7%
Locação de temporada - 2.9%
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2020-09-29 22:31:13' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2020-09-29 22:31:13' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora