Conectividade que vai muito além do Wi-Fi

A internet passou a ser uma ferramenta estratégica que promove economia, otimiza serviços e contribui para a segurança e a sustentabilidade dos condomínios A internet passou a ser uma ferramenta estratégica que promove economia, otimiza serviços e contribui para a segurança e a sustentabilidade dos condomínios

Avanços tecnológicos, como a Internet das Coisas, a automação predial e a integração de sistemas, trouxeram novas possibilidades que impactam diretamente os condomínios

Se no passado ter sinal de internet em áreas comuns do condomínio era visto como um diferencial de conforto, hoje a conectividade tornou-se essencial para o bom funcionamento das estruturas e para a gestão eficiente dos espaços. Muito além de garantir acesso ao wi-fi para moradores e visitantes, a internet passou a ser uma ferramenta estratégica que promove economia, otimiza serviços e contribui para a segurança e a sustentabilidade dos empreendimentos.

Fabio
Fábio, que é síndico, aposta no uso da internet para dar eficiência à gestão

No caso do síndico profissional Fábio da Cunha Campos, a internet ajuda na eficiência da gestão. “Utilizamos a plataforma de uma administradora, onde são disponibilizados documentos, informações e reservas de espaços. Isso cria uma conexão maior com os moradores, que valorizam esse tipo de serviço, e diminui os custos com a digitalização e automação dos processos”, descreve.

No entanto, o gestor destaca que essa automação também pode gerar desafios em termos de empregabilidade, principalmente por conta do avanço da inteligência artificial, que facilita a leitura, a análise e a formatação de documentos para o dia a dia do empreendimento.

Já no condomínio administrado por Giana Alessandra de Souza Odorissi, os desafios enfrentados por esta síndica têm a ver com a qualidade do wi-fi. Recentemente, o espaço ficou sem internet e isso impactou diretamente o fluxo de alguns serviços.

Giana
Giana pondera sobre os desafios enfrentados por conta da instabilidade do serviço oferecido no condomínio que administra

“Ocorreu um problema com os equipamentos externos da operadora de internet, isso deixou toda a região do condomínio sem sinal por cerca de 10 horas. O mercadinho do condomínio ficou sem funcionar nesse período, ocasionando transtornos aos moradores que utilizam o sistema com frequência, pois sem internet não tem como realizar o pagamento”, explica a síndica.

Além disso, Giana complementa que outras áreas do empreendimento também foram afetadas. “A empresa de segurança que faz o controle de acesso perdeu a comunicação com o condomínio devido à falta da internet, então algumas portas não funcionavam e o aplicativo da empresa para abertura de portas também não”, relata.

Claro Materiabanner

Gestão moderna e conectada

Para os síndicos e administradoras, uma boa rede de internet possibilita atuar em diferentes frentes com mais agilidade e eficácia. A comunicação, por exemplo, ganha em velocidade: mensagens, comunicados e alertas podem ser enviados em tempo real, seja por aplicativos adotados pelo condomínio, seja por plataformas integradas.

Além disso, a conectividade permite o monitoramento em tempo integral. As câmeras de segurança conectadas à rede garantem mais proteção ao condomínio, com acesso remoto e registro contínuo das imagens. Áreas sensíveis, como depósitos de gás, garagens e entradas de serviço, podem ser acompanhadas de forma mais precisa, inibindo ações indevidas e facilitando a tomada de decisões em situações emergenciais.

Outro destaque está no controle dos espaços comuns. A transmissão ao vivo de imagens e dados viabiliza o acompanhamento das atividades em salões de festas, academias e outras áreas, contribuindo para a preservação do patrimônio coletivo e o uso responsável dos ambientes.

Um dos maiores ganhos proporcionados pela internet nos condomínios está na integração dos sistemas de automação. Com o suporte de uma boa rede, dispositivos como portões eletrônicos, sistemas de iluminação e bombas de água podem ser programados e monitorados à distância.

Ney
Ney afirma que a Internet das Coisas (IoT) já faz parte do presente da gestão condominial e transforma a administração

O que dizem os especialistas

Para Ney Oliveira e Silva Junior, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Khronos, com dez anos de experiência no setor condominial, a Internet das Coisas (IoT) já faz parte do presente da gestão condominial e transforma a administração ao integrar dispositivos inteligentes para otimizar a eficiência e reduzir custos.

Mas não para por aí. O especialista destaca que, com processos mais organizados e acessíveis digitalmente, os condôminos encontram respostas e soluções rapidamente, diminuindo a necessidade de acionar o síndico para questões rotineiras e tornando sua administração mais eficiente e menos desgastante.

“Isso facilita a vida do síndico porque ele e demais responsáveis passam a receber dados e alertas, permitindo resolver problemas de forma preventiva. Tudo isso de forma prática, por meio de app no celular. Da mesma forma, os moradores também podem monitorar seus hidrômetros e medidores de gás, consultando gastos em dinheiro ou o consumo, além de estabelecer metas desse consumo”, pontua Junior.

Entre os benefícios, ele também destaca a segurança aprimorada, a redução de custos com consumo e, com uma conectividade de qualidade, a otimização dos processos administrativos. “Permite automação de agendamentos, emissão de boletos e comunicados. Isso reduz a burocracia e melhora a transparência”, afirma.

Luis Claudio
Luís Cláudio reforça que a internet é a base para soluções que transformam o dia a dia nos condomínios

Já Luís Cláudio Ramos do Prado, diretor executivo da LCP Intelligent Solutions, reforça que a internet é a base para soluções que transformam o dia a dia nos condomínios. “Entre as mais relevantes estão os sistemas de controle de acesso inteligente, monitoramento remoto por câmeras IP, automação da iluminação das áreas comuns, fechaduras digitais e integração com assistentes de voz”, explica.

Prado destaca o papel estratégico da internet na gestão: “Ela oferece ao síndico mais controle, segurança e acesso a informações em tempo real. Automatizar tarefas simples economiza tempo e reduz falhas”. Sobre comunicação, ele observa que as ferramentas digitais eliminam ruídos e tornam o relacionamento entre síndico, condôminos e funcionários mais direto e eficiente. “A dica para o síndico que deseja modernizar sua gestão é começar pelo essencial: segurança, eficiência energética e comunicação. Um projeto sob medida traz resultados efetivos e valoriza o condomínio”, conclui.

Thomas
Thomás aponta que a internet é requisito básico para os condomínios operarem e automatizarem suas atividades com segurança

Infraestrutura que sustenta a conexão

Com o aumento da automação e da IoT nos condomínios, garantir uma internet robusta, estável e segura tornou-se fundamental. “A internet é requisito básico para os condomínios operarem e automatizarem suas atividades com segurança. Os principais requisitos são velocidade, qualidade, confiabilidade e que o serviço seja customizado para o ambiente”, explica Thomás Simon Pereira, gerente de vendas da Claro em Santa Catarina.

Segundo ele, há diferenças claras entre o serviço residencial e o ofertado para condomínios. “No residencial, o foco está no lazer e no entretenimento, com benefícios como streamings e apps. Já nos condomínios, o foco é na disponibilidade do serviço e na segurança”, esclarece.

O especialista lembra que os sistemas condominiais mais comuns que dependem de rede estável incluem: portarias remotas, controle de acesso, elevadores, sistemas de segurança e vigilância, automação de bombas, climatização, iluminação, recarga de veículos elétricos e gestão de perímetro com reconhecimento facial.

Soluções de alta performance

Para atender às demandas dos condomínios modernos, as redes fixas seguem sendo as mais confiáveis. “É cada vez mais comum termos contingência de conectividade em condomínios, e o 5G FWA surge como alternativa para garantir disponibilidade elevada e robustez”, destaca Pereira.

Mas ele alerta: o maior desafio das empresas de Telecom está em manter uma infraestrutura moderna, escalável e segura, que acompanhe o ritmo da transformação digital. “Hoje um condomínio é um ecossistema conectado, onde fechaduras eletrônicas, câmeras inteligentes, sensores, assistentes virtuais e até eletrodomésticos estão integrados à rede. Isso exige conexão de altíssima qualidade, baixa latência e alta disponibilidade”, pontua Pereira.

Por mais benefícios que a conectividade proporcione, o avanço tecnológico também exige atenção à segurança cibernética. As vulnerabilidades incluem desde invasão de câmeras e sistemas de acesso até ataques cibernéticos e ransomware, que bloqueiam dados administrativos e podem gerar prejuízos.

Sendo assim, Junior explica que ao investir em tecnologia é fundamental mensurar os riscos e possíveis vulnerabilidades, assim como avaliar os riscos de não o fazer. “A ausência de medidas de segurança digital pode expor o condomínio a invasões e falhas operacionais, comprometendo tanto a segurança física quanto a gestão administrativa. Por isso, adotar boas práticas, como redes protegidas, autenticação multifator e atualizações constantes é essencial para garantir um ambiente conectado seguro e eficiente”, reforça.

Essa preocupação é compartilhada por Pereira. “Com tantos dados trafegando na rede, proteger essas informações é crítico. Isso deve ser prioridade no planejamento”, afirma.

Vantagens e desafios no uso da tecnologia

Vantagens

  • Segurança aprimorada: monitoramento 24/7, controle de acesso digital e alarmes inteligentes;
  • Redução de custos: eficiência no consumo, principalmente de água, energia e gás, além de colaborar com a manutenção preditiva;
  • Conveniência: notificações em tempo real de alertas para tomadas de decisão.

Desafios

  • Custo inicial: investir em equipamentos inteligentes pode ter um custo inicial maior, por isso é importante sempre avaliar a economia futura gerada ao longo do tempo de funcionamento do equipamento, além da segurança e comodidade que ele poderá lhe proporcionar;
  • Segurança cibernética: todo equipamento de IoT está ligado à rede mundial de computadores e pode compartilhar os mesmos riscos de qualquer outro dispositivo caso a rede não seja protegida adequadamente;
  • Adoção e aprendizado: no início, pode haver resistência por parte de alguns moradores, como ocorre com qualquer nova tecnologia. Assim, pode ser necessário fornecer treinamento para síndicos e funcionários.

Checklist: o que avaliar ao contratar internet para seu condomínio

Para garantir uma conexão robusta e segura, os gestores devem estar atentos aos seguintes pontos:

  • Velocidade e estabilidade — escolha um serviço que atenda ao volume de dispositivos e sistemas conectados, com baixa latência e alta disponibilidade;
  • Infraestrutura moderna — opte por empresas com redes atualizadas, capazes de oferecer contingência (ex.: 5G FWA como alternativa de alta disponibilidade);
  • Segurança digital — verifique se o fornecedor oferece soluções de proteção cibernética e oriente boas práticas na rede interna (senhas fortes, autenticação multifator, atualizações);
  • Qualidade dos equipamentos — exija tecnologia adequada ao perfil do condomínio, com capacidade de suportar automação, IoT e sistemas de segurança;
  • Suporte técnico — prefira empresas que garantam atendimento ágil e qualificado, com prazos claros para solução de problemas;
  • Projeto sob medida — busque soluções personalizadas, com diagnóstico prévio para identificar as reais necessidades do condomínio;
  • Transparência contratual — avalie cláusulas, prazos de resposta e canais de atendimento.

 

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2025-07-01 01:08:44' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2025-07-01 01:08:44' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora