Patrimônio de condomínio exige controle

Administradores orientam que na lista de controle devam constar a nota fiscal, o manual e a garantia dos equipamentos Administradores orientam que na lista de controle devam constar a nota fiscal, o manual e a garantia dos equipamentos

Ao contrário de uma residência particular, o patrimônio dos condomínios é considerado bem comum. Sendo assim, ele deve ser preservado pelo síndico, pois se trata de um investimento feito por todos os moradores. Diante da questão, cabe questionar: você sabe tudo o que o seu condomínio tem? 

Geralmente a lista de bens envolve ferramentas de zeladoria, como máquinas de lava a jato, cortador de grama ou equipamentos mais complexos como geradores. “Dependendo da quantidade de espaços que o condomínio tiver, os equipamentos aumentam, como objetos específicos de academias, churrasqueiras, quadras de esporte, espaços kids, salas de cinema”, destaca o síndico profissional Rogério de Freitas.

O administrador diz que as relações de patrimônio são passadas de síndico para síndico e nelas é preciso constar a nota fiscal, manual, e garantia dos equipamentos. Já os utensílios de salão de festas são conferidos a cada utilização do ambiente e a reposição é feita pelo condômino responsável pela reserva. Ele assina um termo de responsabilidade pela quantidade e a reposição depende da prática de cada síndico. Já os equipamentos como ferramentas, em regra, ficam aos cuidados dos zeladores.

“Alguns documentos também estão sob a guarda do síndico e compõem a lista de patrimônio, como, por exemplo, as plantas do prédio. É necessário também um controle de retirada e entrega desses documentos”, acrescenta, citando ainda um caso que acabou gerando prejuízo ao síndico, já que ele tomou uma atitude isolada – ao se desfazer de um patrimônio – quando deveria levar a questão para uma assembleia.

“Em um condomínio o síndico se desfez de 16 cilindros de gás P45, para dar espaço na central de gás a dois tanques estacionários de uma nova concessionária. Quando foi rompido o contrato com a concessionária, o condomínio precisou dos cilindros P45, mas já não havia mais. Diante disso, foi solicitado pelo condomínio que o síndico prestasse contas dos 16 cilindros. Foi, então, feito um acordo e o síndico conseguiu pagar oito cilindros”.

Como fazer o controle

  • Máquinas e equipamentos: é necessário que o síndico tenha registrado a quantidade, marca e modelo, a data ou mês de aquisição do produto, e todas as manutenções executadas nesses equipamentos. Assim, o síndico pode avaliar a necessidade de manutenção ou compra de um novo equipamento. Desse modo, ele terá um controle do inventário com monitoramento do desgaste do equipamento.
  • Mobiliários e equipamentos eletrônicos: é necessário um inventário mais simples onde deve ser relacionado o tipo de mobiliário, a data da sua aquisição e os contatos de onde foram adquiridos. Com relação aos eletrônicos, além dos itens acima, incluir o prazo de garantia.
  • Ferramental: a recomendação é uma lista simples da quantidade de material, marca e modelo.
  • A administradora pode auxiliar o síndico a montar um modelo que seja adequado ao condomínio em forma de planilha digital ou impressa. Além disso, também já existem sistemas de gestão de condomínios que trazem a possibilidade de controle de patrimônio.

Fonte: Contabilista Rodrigo Cunha Machado 

Serviços

Encontre e cote serviços de Administradoras de Condomínios

Encontre e cote serviços de Síndicos Profissionais

Encontre e cote serviços de Vigilância Patrimonial

 

Matéria originalmente publicada em 23/02/2018

 

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2024-03-29 09:45:41' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2024-03-29 09:45:41' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora