A Celesc efetuou o corte de energia elétrica no Residencial Recanto das Palmeiras, em Ingleses, nesta manhã de terça-feira (2). O local, na Rua Graciliano Manoel Gomes, é um condomínio de casas onde vivem mais de 55 famílias, em Florianópolis.
A energia elétrica estava ligada de forma clandestina no local há cerca de dois anos. Os moradores sustentam que estavam em processo de legalização e que não esperavam que o corte fosse tão rápido. Eles afirmam que adquiriam os imóveis com uma construtora de Ingleses e que querem pagar a energia elétrica de forma regular.
Para cortar a luz, a Celesc cortou a fiação e recolheu o cabeamento que estava colocado nos postes que abasteciam as residências. Após adquirir os imóveis, os moradores acompanhavam o processo que pedia a regularização das ligações de energia elétrica. O problema é que o MPSC (Ministério Público de Santa Catarina) tem barrado a legalização em construções irregulares.
O advogado Rodrigo Zambarda, que representa as famílias afetadas, afirmou que vai entrar solicitar uma medida para religar a luz, através da Justiça. Ele ressaltou que os moradores querem pagar a conta, mas o processo de legalização é lento. Porém, Zambarda disse que um corte, diante da pandemia, é inadequado.
“O caminho é entrar com uma medida. É lamentável isso em plena pandemia. Ligações assim são comuns, mas o município não enfrenta isso. É bastante inadequado esse tipo de situação, diante do cenário que vivemos”.
Fonte: Jornal Conexão