O complexo é reconhecido hoje como um patrimônio histórico da China
A cena estranha virou ponto turístico na cidade de Chongqing, na China: um metrô vem se aproximando por um trilho elevado e passa por dentro de um prédio residencial de 19 andares. Os vagões atravessam o edifício entre o sexto e o oitavo andar e, dentro, há a parada da estação Liziba.
A estação tem isolamento acústico para impedir que o barulho do trem incomode os moradores. Os ruídos equivalem a cerca de 60 decibéis, similares aos de uma máquina de lavar roupa.
O método construtivo também evita a trepidação excessiva nos apartamentos, segundo Ye Tianyi, engenheiro responsável pelo projeto.
A história do edifício com a estação de metrô remonta à década de 1990. Ambos foram construídos juntos após um acordo entre a Chongqing Rail Transit Group e a empresa imobiliária que era dona do terreno e queria uma torre residencial no local. O ponto era estratégico para a construção de uma linha de metrô, mas a falta de espaço ao fundo, onde tem uma encosta, e à frente, onde passa o rio Jialing, determinou o destino do edifício, que deveria acomodar ambos os projetos.
Para receber o grande número de turistas que passaram a visitar a estação na última década, Liziba passou a contar com uma plataforma de observação em sua frente em 2018, segundo as autoridades de turismo de Chongqing.