A ação busca conscientizar a população e os síndicos sobre a importância de receber o recenseador e responder a pesquisa
O Censo 2022 está na fase de apuração e refinamento dos dados, a reta final da coleta, e o IBGE tem feito alguns esforços para alcançar o máximo de moradores.Em Santa Catarina, no dia 19 de abril, o Instituto promoveu o Dia do Censo no Passeio Pedra Branca, em Palhoça.
A ação faz parte de uma mobilização Nacional de conscientização chamada Condomínios no Mapa, que conta com a presença dos servidores do Instituto em áreas de alta renda em 19 estados do país.
Durante a ação houve distribuição de panfletos, agendamento de entrevistas e conscientização de síndicos e moradores, com recenseadores em atendimento. O objetivo é sensibilizar os moradores de áreas de alto poder aquisitivo sobre a importância de responder ao Censo Demográfico 2022.
A média estadual de não resposta está em 3,7%, abaixo da nacional de 4,4%, mas os índices de não resposta têm ficado acima da média nessas áreas. Na Grande Florianópolis, concentram-se os piores índices do estado – 11,2% na capital, 8,9% em Palhoça e 6% em São José.
A maioria das não respostas deve-se aos moradores ausentes. Nos condomínios de maior poder aquisitivo, em geral há menos pessoas morando em cada domicílio e mais residentes que trabalham fora. No bairro Pedra Branca, por exemplo, há setores que chegam a 68% no índice de morador ausente.
Segundo o Superintendente Adjunto do IBGE em SC, Guilherme de Barros Coelho, . “A ação foi feita no bairro Pedra Branca em Palhoça, mas se entende a todo o estado. A dificuldade em realizar o censo em condomínios não é um fator só da Grande Florianópolis, mas de outros municípios em Santa Catarina”, relatou.
Não é raro também os recenseadores esbarrarem com síndicos e portarias inacessíveis e negativas de pessoas que preferem não prestar informações.
O IBGE reforça que, mais do que um dever, responder ao Censo é um direito de todo cidadão e a qualidade da pesquisa depende da colaboração de todos. Essas Mobilizações focam nos segmentos mais desafiadores dos trabalhos de coleta do Censo, visando contemplar as mais diversificadas realidades para garantir a qualidade da pesquisa e compor um retrato fiel do Brasil.
Como responder:
Todas as pessoas que ainda não foram recenseadas podem ligar para o Disque-Censo 137 ou para o 0800 721 8181.
Caso o domicílio já tenha sido visitado e o morador não estiver em casa ou ainda não tenha respondido, ele poderá fazer a entrevista direto pelo telefone ou solicitar o e-ticket para preenchimento do questionário pela internet.
Se o domicílio ainda não tiver recebido a visita do recenseador, o atendimento encaminhará para verificação e agendamento com a equipe local.