Segurança e modernização são aliadas de estilo vintage de elevadores antigos

Segurança e modernização são aliadas de estilo vintage de elevadores antigos

A manutenção dos elevadores também tem levado em conta o padrão estético dos equipamentos. Condomínios antigos buscam cada vez mais manter o estilo vintage dos seus elevadores, sem abrir mão da tecnologia moderna.

O coordenador Síndico da Cipa, uma das maiores administradoras de condomínios do país, Bruno Gouveia, explica que, dentro dessa tendência retrô, o importante é o síndico estar sempre atento à segurança e funcionalidade.

"É importante que todos os elementos estejam esteticamente harmonizados com o estilo do edifício. Isso dá uma sensação de aconchego ao morador, além de valorizar o imóvel como um todo. Mas isso tem de estar vinculado ao quesito segurança. Novas tecnologias podem ser adaptadas ao elevador, independentemente do estilo escolhido", ressalta Gouveia.

Ele também lembra que os novos sistemas garantem, além da segurança, maior economia na conta de luz.

"Houve, em função da pandemia, um aumento no uso dos elevadores. Atualmente, temos muitos moradores em home office e a volta as aulas ainda não se deu plenamente, isso sem falar no volume grande de entregas. Tudo isso impacta na conta de luz e na necessidade de uma manutenção periódica" - salienta.

O síndico Nelson de Albuquerque Caldas, do condomínio Massangana, localizado na Zona Sul do Rio de Janeiro, resolveu unir o útil ao agradável. O prédio, construído em 1930, tem os elevadores preservados e o sistema com tecnologia de ponta.

Elevador"A modernização envolveu a parte eletrônica e botoadeiras. As cabines continuam as mesmas, todas de madeira, dentro do padrão do prédio", explica.

Em casos ainda mais excepcionais, como nos dos imóveis tombados pelo Patrimônio Histórico, o coordenador Síndico da Cipa explica que o administrador deve buscar a melhor técnica disponível, além da atualização das normas de segurança é legislação atual.

"Muitos desses elevadores antigos foram construídos quando o padrão de segurança era menos exigente. Por isso, no caso dos elevadores, apenas o visual pode ser retrô. Todo o quadro técnico precisa estar atualizado e contando com uma manutenção adequada,"explica Gouveia.

 

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2024-03-29 15:09:16' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2024-03-29 15:09:16' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora