Conta pool é segura?

Conta pool é segura?

 

Todo condomínio necessita de uma administradora e um síndico, podendo ter a opção do síndico ser um morador ou um profissional.

Na hora de contratar a administradora, sendo que ambos são escolhidos pelos próprios moradores na assembleia, é preciso verificar a forma como a administração escolhida trabalha, para não ter problemas no futuro.

No momento da implantação é definida também o tipo de conta bancária a ser adotada pelo empreendimento, podendo ser elas: Pool ou Individual. O problema é que, na maioria das vezes, nem mesmo o condomínio fica sabendo de que forma será custodiado o dinheiro pago mensalmente pelos inquilinos e proprietários.

A Conta Pool é aquela na qual os recursos arrecadados por diversos condomínios são depositados em uma única conta, e a administradora controla os pagamentos e os recebimentos de cada imóvel. No caso da Conta Individual, como o próprio nome já indica, é uma conta própria do condomínio, integralmente responsável por todas as movimentações.

Para Thiago Ramos, Presidente da AlCONDO (Associação Interamericana de Condomínios), a diferença entre elas é clara e os pontos positivos e negativos também. A conta Pool exige uma dose dupla de atenção enquanto a individual previne muita dor de cabeça e riscos para ambas as partes.

“Para o condomínio, não existe uma única vantagem para a Conta Pool, uma vez que esta é mais difícil de controlar, já que são misturados recursos de diversos empreendimentos. Contudo, destaca-se que o condomínio com preferência pela conta compartilhada tem respaldo no Código Civil, pois se ele for lesado pode procurar a justiça e requerer o que está estipulado no contrato de prestação de serviços” finaliza Thiago.

Entretanto, o presidente da AICONDO alerta para um problema que pode ocorrer ainda muito mais grave.

“Imagine que uma administradora tenha na mesma conta 100 condomínios e por um erro ou desonestidade de alguém comece a sair dinheiro ilegalmente desta conta. Automaticamente o valor de um outro condomínio será usado para pagar aquele desfalcado. E assim sucessivamente, o que pode ocasionar a conhecida “pedalada”, quando o dinheiro de um é usado para pagar o outro. Até que a conta não feche mais, pode levar meses e ocasionar um prejuízo milionário”, finaliza Thiago Ramos.

 

Matéria originalmente publicada em O Condomínio

 

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2024-04-18 02:44:21' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2024-04-18 02:44:21' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora