Michel Santos de Oliveira, de 37 anos, conhecido como "Homem-Aranha do Vieiralves", foi preso pela Polícia Civil. Ele é suspeito de escalar prédios, invadir condomínios e assaltar moradores de áreas nobres de Manaus. Michel foi preso no dia 8 em Iranduba, município situado a 27 km distância da capital. De acordo com a polícia, durante uma das ações criminosas, o "homem-aranha" roubou um relógio Rolex com pulseira de ouro avaliado em mais de R$ 100 mil.
De acordo com o delegado Adriano Félix, titular da Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (Derfd), Michel Santos praticava assaltos sozinho e chegava a escalar prédios residenciais. Pelo modo de operação, o suposto assaltante passou ser conhecido como "homem-aranha". Os principais alvos eram os imóveis no conjunto Vieiralves, no bairro Nossa Senhora das Graças, e na Avenida Efigênio Salles, na Zona Centro-Sul da capital.
"Esse criminoso que praticou vários furtos pela cidade, inclusive escalava prédios no Vieiralves e no Parque dos Rios. Ele entrava sozinho nas residências, mas quando estava dentro do imóvel ameaçava as vítimas e falava que tinha uma equipe fora para caso alguém esboçasse reação. Porém, pelas filmagens percebemos que ele agia sozinho", explicou o delegado.
O suspeito era investigado desde outubro do ano passado. Um dos maiores assaltos atribuídos ao "homem-aranha" ocorreu no bairro Adrianópolis, no dia 9 de outubro. A vítima foi a família da titular da Superintendência da Zona Franca de Manaus Rebecca Garcia. Segundo a polícia, o homem estava armado e invadiu a casa durante a madrugada. O dono da casa e a esposa foram mantidos reféns trancados dentro do imóvel, enquanto o assaltante roubava pertences e dinheiro.
"No dia do roubo, ele chegou por volta das 5h à casa do empresário, rendeu e amarrou o vigilante com o lençol. A partir daí levou joias, dólares, euros e relógios. Na fuga, ele saiu em uma motocicleta vermelha para a Zona Leste de Manaus. Havia um relógio de alto valor, todo de ouro. Esse criminoso vendeu para o receptador, que derreteu a pulseira de ouro. Recuperamos a máquina do relógio, que será devolvida para a vítima", disse Adriano Félix.
As investigações tiveram início logo após o crime. Na última sexta-feira (8), a equipe da Derfd com apoio da 31ª Delegacia Integrada de Polícia (DIP) conseguiu realizar a prisão do suspeito, no km 13, em Iranduba. A medida cumpre mandado de prisão expedido pelo Judiciário do Amazonas. A Polícia Civil não divulgou o volume de dinheiro e o total de pertences roubados do empresário. Relógios e cédulas de moedas estrangeiras foram recuperados. Com ele, foram apreendidas duas armas de fogo.
Michel dos Santos já foi condenado por roubo e responde a processos por receptação e a vários furtos, conforme a polícia. Durante coletiva de imprensa, o G1 questionou o homem sobre as alegações da polícia, mas Michel não quis se pronunciar. Ele será levado para Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, no Centro de Manaus.