Lixos volumosos: o desafio do descarte responsável

Lixos volumosos: o desafio do descarte responsável

Prefeituras e empresas privadas oferecem serviços para destinação sustentável de móveis, eletrodomésticos e computadores

Móveis e eletrodomésticos danificados ou em desuso, computadores e outros itens volumosos são frequentemente dispensados por moradores dos condomínios. Muitas vezes, esses objetos são deixados próximos às lixeiras e a própria administração do edifício precisa dar a destinação correta. Mas como síndicos e moradores devem fazer o descarte desses itens de maneira responsável e sustentável?

Síndico no bairro João Paulo, Silvo Ferri relata que, no condomínio Mirante da Bela Vista, a orientação é para que cada um faça o descarte individual no Ecoponto do bairro Itacorubi, que fica perto do condomínio, no entanto, antes disso os moradores buscam por donatários na região. “Eu mesmo fiz a doação de uma geladeira em bom estado para uma escola local”, relata.

Silvo explica que as orientações constam no regimento interno, mas antes de penalizar ele procura trabalhar primeiro com a conscientização dos moradores. “Faço um trabalho intensivo de comunicação e orientação. Recentemente também fizemos um acordo com uma empresa que já recolhe o nosso lixo reciclável para, mediante acordo prévio e direto com o interessado, recolher os volumes por conta do morador”, completa.

Conscientização em grandes condôminos

Síndica do Condomínio Residencial Parque Flores da Estação, em São José, Gabriela Sagaz ressalta que a conscientização precisa ser feita constantemente para que o processo funcione. “Nossos zeladores organizam os contentores dia sim, dia não, que são os dias em que a empresa contratada pela prefeitura passa. Para os lixos recicláveis, por exemplo, temos profissionais que recolhem separadamente. No caso de móveis, eletrodomésticos e outros volumes, o próprio condomínio solicita o recolhimento pela prefeitura e, para o lixo eletrônico, como celulares, monitores e notebooks, estamos montando um projeto de coleta sustentável”, relata.

Comcap
Gabriela Sagaz: desafios para monitorar o descarte no residencial com 2 mil moradores

Segundo a síndica, as orientações sobre o descarte também constam no regulamento, porém há dificuldade de fiscalizar, já que o residencial tem 46 blocos, 736 apartamentos e aproximadamente 2 mil moradores, e não possui câmeras no local das lixeiras, o que dificulta a identificação. “A demanda é grande e alguns não colocam dentro dos contentores ou não descartam de forma correta”, explica.

Um problema para os síndicos

Síndica profissional de quatro condomínios, Vera Paz afirma que o descarte de móveis e eletrodomésticos nos condomínios é sempre um grande problema. “Os moradores se prevalecem da boa vontade dos zeladores, justificando que alguém pode precisar, então solicitam autorização para deixá-los nas garagens ou nas áreas de lixo reciclado. Isso não facilita a vida do síndico, pelo contrário, cria problemas com entulhos, móveis com cupins, baratas etc.”.

Vera orienta aos moradores que liguem para alguma empresa que faz coleta ou façam contato direto com a Comcap, marcando uma data para realizar a coleta e dar o destino correto. “Existem também empresas informais que periodicamente passam nas regiões levando o que está disponível na área de descarte. Também realizo eventualmente campanhas com informes rápidos, orientando os moradores sobre como realizar a prática”, menciona a síndica.

Prefeitura oferece serviços gratuitos

No município de Florianópolis, a prefeitura disponibiliza o serviço de coleta de resíduos volumosos por meio de agendamento. Basta entrar em contato com a Central de Atendimento da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA).

Os resíduos devem estar acondicionados corretamente na calçada, separados por tipo de material, no dia e hora agendados. A quantidade permitida por condomínio ou residência é de um metro cúbico, o que significa mais ou menos o volume de uma caixa d’água de mil litros.

Além da coleta agendada, a prefeitura dispõe de oito equipamentos públicos de entrega voluntária de resíduos, denominados Ecopontos, que estão instalados nos bairros Itacorubi, Canasvieiras, Ingleses, Rio Vermelho, Morro das Pedras, Costeira, Capoeiras e Monte Cristo.

Nos Ecopontos, além dos volumosos, como eletrônicos, eletrodomésticos, móveis, pneus, entre outros objetos, os usuários também podem levar materiais recicláveis, como vidros, óleo de cozinha, pilhas, baterias e lâmpadas.

Serviço:

Coleta de materiais volumosos por agendamento: De segunda a sexta, das 8h às 17h pelo WhatsApp (48) 3271 6833 (só mensagens escritas e imagens) ou por e-mail: [email protected].

Conheça todos os programas de coleta da PMF: https://bit.ly/431shtv

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