Expansão da rede de coleta e tratamento de esgoto

  • 05/Dezembro/2013 - Graziella Itamaro
Expansão da rede de coleta e tratamento de esgoto

 

Essencial para a saúde e a qualidade de vida dos seres humanos, o saneamento urbano é ainda hoje um grande problema na maioria das cidades. Florianópolis, apesar de ser uma capital, tem atualmente 56% da população urbana com cobertura de rede de coleta e tratamento de esgoto sanitário.

A expectativa da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) é aumentar o percentual de cobertura com rede de coleta e tratamento de esgotos para 75% da população urbana do município de Florianópolis. Com a conclusão das obras do PAC II, 100% da parte continental da Capital terá cobertura da rede.

Para ajudar a melhorar a situação foi lançado no dia 16 de outubro o Programa Floripa Se Liga na Rede. Por meio do convênio de cooperação técnica-financeira assinado entre a Casan e a Prefeitura de Florianópolis será realizado um amplo mutirão de fiscalização e eliminação de esgotos irregulares que afetam a saúde pública e contribuem para problemas de balneabilidade nas praias.

O objetivo é vistoriar, no prazo de um ano, cerca de 40 mil pontos considerados críticos e localizados nas regiões das praias de Daniela, Canasvieiras, Cachoeira do Bom Jesus, Vargem Grande, Ingleses e Lagoa da Conceição, abrangendo ainda as localidades do Rio Vermelho e Barra da Lagoa.

Carlos Afonso Casagranda, da diretoria de Saneamento Ambiental da Prefeitura Municipal de Florianópolis destaca que de acordo com dados preliminares levantados pelo programa já é possível ter uma ideia de como está a situação do tratamento de esgoto dos condomínios no município: já foram visitados 117 edifícios e, destes, 39 estavam regulares e 78 em fase de regularização.

Condomínios regularizados

Segundo João Batista da Silva, Engenheiro Civil e proprietário da Telesan Construções e Engenharia, são diversas as dificuldades encontradas para adequar os condomínios à rede de esgoto. “Por se tratar de uma obra subterrânea, pode-se encontrar muitos obstáculos no solo que não estavam previstos inicialmente. Na maioria das vezes não há um projeto ou cadastro da rede de esgoto, ou quando se tem, muitas vezes está em desacordo com a realidade”, ressalta o engenheiro.

De acordo com João Batista, outro problema é o desconhecimento dos moradores quanto à complexidade desse tipo de obra, priorizando muitas vezes o preço em detrimento a garantia e a responsabilidade técnica do serviço. “É comum a contratação de mão de obra desqualificada e a utilização de materiais não compatíveis com o especificado em norma técnica”, explica.

Ana Iris Serafim Batista, síndica do Edifício Saint Bernard, no bairro Carvoeira, em Florianópolis, concorda com a adequação dos condomínios, uma vez que a questão ambiental é pauta de importância vital para todos. “É inegável que as modificações visam à melhoria do serviço prestado, a partir da instalação de uma estrutura que diminua as possíveis situações de interrupção parcial da rede e que dê uma destinação adequada aos dejetos”, declara a síndica.

No entanto, Ana lembra de que, quando o condomínio recebeu a notificação da Casan e da Vigilância Sanitária para realização das obras, os moradores ficaram surpresos. Inicialmente, pelo curto prazo para a adequação, e num segundo momento pelo tamanho das modificações que, à primeira vista, tinham de ser realizadas. “Nosso condomínio foi construído há mais de 20 anos, ocasião em que as exigências para o projeto sanitário eram outras. Uma das maiores dificuldades que encontramos foi explicar para os demais condôminos que o fato de ser uma construção mais antiga não garantia o direito de manter a estrutura como estava, pois muitos insistiam na ideia de que se tratava de uma situação consolidada, e que o Poder Público não poderia impor tantas alterações num curto espaço de tempo”, relata Ana.

Resultado positivo

As barreiras iniciais conseguiram ser reduzidas ao buscarem-se profissionais especializados na área. “Desta forma foi possível vislumbrar as vantagens da realização das adequações, bem como cumprir com as determinações da Casan da forma menos impactante possível para todos. A estrutura dos blocos do nosso condomínio e o próprio sistema de esgoto até então existente facilitaram as obras, evitando, por exemplo, a necessidade de colocação de caixa de gordura em cada unidade, medida que sem dúvida traria muitos transtornos aos condôminos”, explica.

A síndica destaca ainda o bom atendimento dos colaboradores da Casan: “Em inúmeros momentos os servidores esclareceram as dúvidas do nosso condomínio e atenderam as solicitações de aumento de prazo para viabilizar o cumprimento da determinação diante da demonstração do nosso interesse em resolver a situação”, afirma. Ela explica que, apesar da preocupação inicial, o resultado foi positivo. “Foi possível adequar a estrutura não somente como uma exigência legal, mas como um mecanismo de contribuição para a melhoria do sistema de esgoto da nossa cidade e principalmente para a diminuição dos impactos ambientais”, afirma.

Por Graziella Itamaro

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2024-04-25 20:31:32' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2024-04-25 20:31:32' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora