Qual a responsabilidade dos condomínios nos furtos em garagens?

  • 29/Março/2010 - Redação CondominioSC
Qual a responsabilidade dos condomínios nos furtos em garagens?

 

Quando há furtos em garagens de edifícios multifamiliares pode ocorrer dos moradores requererem que o condomínio indenize os proprietários que perderam seus bens. Mas é responsabilidade do condomínio ter que arcar com essa despesa? Os tribunais analisam a situação do prédio e as regras internas para as decisões, por isso determinar em convenção que não há esse dever é a melhor forma de se livrar de ações judiciais e prejuízos financeiros. De acordo com o advogado Alberto Calgaro, em geral os tribunais dão ganho de causa para os condomínios.

Mas quando há a existência de equipamentos de segurança e vigias o entendimento normalmente é de “que o condomínio assume a responsabilidade pela guarda do veículo e consequentemente tem que indenizar os danos sofridos pelos condôminos. Não concordo, pois quem paga são todos os moradores”, defende. Segundo Calgaro, neste caso, se for estabelecida cláusula na convenção que a responsabilidade não cabe ao condomínio, não há como cobrar indenização, pois a regra não é imposta, e sim acordada pela maioria.

O recurso especial provido pela Terceira Turma do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) número REsp 168.346/SP, de 1999 já mostra que a jurisprudência prepondera ao que está exposto em convenção. No caso de furto de veículo em um prédio em São Paulo o entendimento foi por não responsabilizar o conjunto. “Estabelecendo a convenção cláusula de não indenizar, não há como impor a responsabilidade do condomínio, ainda que exista esquema de segurança e vigilância, que não desqualifica a força da regra livremente pactuada pelos condôminos”.

Em outra decisão, de 2001, sobre um furto de motocicleta em um edifício também em São Paulo, a quarta turma do STJ proveu o seguinte: “Não há responsabilidade do condomínio se este não assumiu expressamente em sua convenção a obrigação de indenizar os danos sofridos pelos condôminos, decorrentes de atos lícitos ocorridos nas áreas comuns do prédio”

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2025-04-19 01:10:19' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2025-04-19 01:10:19' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora