Inadimplente com endereço ignorado pode ir para Justiça

  • 01/Março/2009 - Redação CondominioSC
Inadimplente com endereço ignorado pode ir para Justiça

 

Uma das situações mais difíceis de cobrar um inadimplente é quando este não usufrui da unidade e não informa onde mora para a administração do condomínio. Em princípio, o síndico deve encaminhar a taxa condominial para o apartamento ou sala do proprietário. Segundo o advogado Eliel Karkles, é obrigação do condômino procurar a fatura para fazer o pagamento e informar o seu destino ou e-mail em que gostaria de receber o boleto. Na ocorrência de mudança, é obrigação do mesmo alterar seu cadastro. Porém por má fé ou desorganização, o proprietário não informar sua localização, o gestor condominial pode até entrar na Justiça para fazer a cobrança.

Não existem leis especificas sobre procedimentos em caso de inadimplente com endereço ignorado. “Deverá ser observada a norma geral”, diz o advogado. De acordo com Karkles, uma saída é ir ao cartório de registro de imóveis, onde estão registrados o os apartamentos do edifício, e obter uma certidão da matrícula do imóvel atualizada. “Nela constará o efetivo proprietário do imóvel naquela data, e contra ele é que deverá ser proposta a ação de cobrança, ressalvada qualquer outra situação excepcional que possa existir”, aponta.

A partir do terceiro mês de inadimplemento, Karkles recomenda que o síndico procure um advogado de confiança e ingresse com uma ação judicial. Ele observa que, caso seja totalmente desconhecido o paradeiro do devedor, este será citado em edital. O imóvel terá de responder pelo débito, até mesmo com sua venda. “Depois da sentença condenatória e não havendo recurso, é importante penhorar a unidade com a averbação da penhora, incluindo informações sobre parcela em débito, encargos e honorários, na matrícula do imóvel. A medida evita que o comprador alegue ignorância do débito”, salienta.

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2025-04-19 07:41:50' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2025-04-19 07:41:50' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora