Balneário Camboriú: Segurança nas sacadas

  • 15/Outubro/2012 - Redação CondominioSC
Balneário Camboriú: Segurança nas sacadas

 

Com o calor do verão, quem não gosta de pegar aquela brisa na sacada? Um espaço agradável para bater um papo com a família e, muitas vezes, acaba sendo o jardim do apartamento. Mas a área precisa de cuidado. Por ser o cômodo mais exposto do prédio, é onde as patologias da construção normalmente aparecem primeiro.

No Brasil já existe históricos de sacadas que desabaram, como as dos 15 andares que caíram em um dos lados do Edifício Dom Gerônimo, em Maringá, no Paraná, no último ano. O prédio foi construído no final dos anos 80. Não houve feridos, mas serve de alerta para se atentar a manutenção desse espaço.

O professor da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Andriei José Beber, doutor em engenharia estrutural, observa que a sacada é um dos espaços mais frágeis do edifício por ser uma estrutura em balanço, projetada fora da fachada, com um único ponto de amarração ao prédio. “É mais exposta ao tempo, maresia, sol, chuva. Se não tiver uma boa drenagem, a água acumula, penetra na estrutura de concreto e chega às ferragens, podendo causar a corrosão”, aponta.

Segundo a engenheira civil de Balneário Camboriú Liçamara Campi, que é especialista em patologia em edificações, o principal fator na ocorrência de problemas nas sacadas é a falta de manutenção, principalmente em prédios antigos. “Existe probabilidade da sacada desmoronar por excesso de peso, mas isso não ocorre da noite para o dia. A edificações dá sinais ao apresentar fissuras e trincas”, alerta Liçamara.

Redes de proteção evitam acidentes

Outro cuidado importante com as sacadas é a segurança das crianças e animais de estimação, já que é uma parte aberta. Para garantir que não haja acidentes com quedas, a instalação de redes de proteção é uma solução que traz tranquilidade para toda a família. Como é um item de segurança, não pode ser considerada alteração de fachada.

Ao instalar a rede de proteção há detalhes a serem analisados: a qualidade do material, a qualificação dos profissionais, a idoniedade da empresa e, principalmente, a garantia do serviço e a emissão de nota fiscal. “Não há como negligenciar. A instalação de rede de proteção é mais do que uma necessidade, é um compromisso que temos com a segurança e bem estar de nossas famílias”, observa o sócio da RS Representações, fornecedora do produto, Pedro Natalício Silva.

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2021-06-21 13:37:18' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2021-06-21 13:37:18' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora