ABEEL alerta para os riscos com o excesso de peso nos elevadores no final de ano

ABEEL alerta para os riscos com o excesso de peso nos elevadores no final de ano

O excesso de carga provocou a queda de um elevador em Florianópolis, com nove pessoas a bordo, mas a capacidade máxima para apenas três pessoas

A Associação Brasileira das Empresas de Elevadores - ABEEL alerta os síndicos e os responsáveis pelos condomínios sobre o peso máximo a ser transportado nesses equipamentos. A entidade adverte que é fundamental haver respeito às normas e especificações. Os usuários também precisam ficar atentos quanto à capacidade no número de passageiros que podem se acomodar, sem extrapolar o que está estabelecido nos avisos internos dos elevadores.

Segundo o presidente da ABEEL, Marcelo Braga, é importante aumentar a prevenção durante as festas de final de ano, período em que normalmente há aumento no número de passageiros nos elevadores. “As pessoas recebem amigos e parentes em casa, ficam entusiasmadas com os reencontros, se animam em visitar os amigos, e tendem a não ficar atentas sobre o peso máximo permitido nos elevadores”, afirma Braga.

"Com a redução no número de casos de Covid, cresce o entusiasmo nos reencontros, mas é importante não perder de vista a capacidade da carga máxima nos elevadores”, diz Braga. Outra solução para o problema seria a instalação de um pesador de carga, que detecta o excesso de peso nos elevadores.

Acidente em Santa Catarina - O excesso de carga vem sendo apontado como o principal fator que contribuiu para o acidente com um elevador em um prédio comercial de Florianópolis , Santa Catarina, no fim da manhã do sábado (18/12). Havia nove pessoas a bordo e o acidente deixou três feridos, conforme o Corpo de Bombeiros. Havia superlotação na cabine, segundo os socorristas, o elevador tem capacidade máxima para levar três pessoas, mas transportava três vezes mais: nove passageiros.

O acidente teve início no terceiro andar do prédio, após o elevador abrir a porta, e terminou no térreo. Algumas pessoas tiveram lesões no quadril e em membros inferiores por causa da queda abrupta, e três delas foram encaminhadas para unidades hospitalares.

Nova norma ABNT - Segundo o engenheiro Johny Lima, especialista em pesadores de carga para elevadores, ponte rolante e máquinas, esses dispositivos eletrônicos monitoram a carga na cabine do elevador e impedem ou liberam seu movimento de acordo com os limites predefinidos no sistema.

Os pesadores de carga são obrigatórios nos EUA e na Europa, no Brasil se tornou obrigatório a partir da adequação a uma nova norma da ABNT criada este ano, que exige que o elevador seja provido com um dispositivo que evite a partida normal nos casos de eventual sobrecarga na cabina e a norma de segurança.

De acordo com Lima, o pesador de carga aumenta a vida útil da polia, desequalização nos cabos, evita que o elevador ultrapasse o limite superior por excesso de peso, por não trabalharem com sobrecarga economizam energia elétrica e também evitam paradas desnecessárias para atendimento de chamadas de pavimento com a cabine com lotação completa com isto previne que passageiros fiquem presos na cabine por excesso de carga.

Lembrando que esta norma ABNT-NBR 16858-1:2020 é para instalação de pesador de carga em todos os elevadores novos ou usados.

Fonte: ABEEL

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2022-05-22 17:18:45' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2022-05-22 17:18:45' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora