Floripa Se Liga Na Rede completa mais de 4.300 inspeções de esgoto

Técnicos do Se Liga inspecionam ligações de esgoto de um prédio no Centro de Florianópolis. Foto: Divulgação PMF Técnicos do Se Liga inspecionam ligações de esgoto de um prédio no Centro de Florianópolis. Foto: Divulgação PMF

Balanço atualizado aponta volume de irregularidades nos três bairros de atuação do programa: Centro, Agronômica e Coqueiros

De janeiro de 2020 a julho de 2021, o Floripa Se Liga Na Rede completou 4.348 inspeções de esgoto, incluindo retornos (952), nos três bairros em que o programa hoje está presente: Centro, Agronômica e Coqueiros.

Ao todo, foram 3.396 imóveis inspecionados, de todos os tipos – prédios residenciais e empresariais, casas, restaurantes, shoppings, hotéis, escolas, comércios de rua –, dos quais 914 (27%) encontram-se com todas as ligações de esgoto regulares.

Balanço atualizado indica a seguinte situação por localidade:

● Centro – 2.700 inspeções totais, em 2.071 imóveis, com 73% irregulares

● Agronômica – 603 inspeções totais, em 492 imóveis, com 80% irregulares

● Coqueiros – 1.045 inspeções totais, em 833 imóveis, com 70% irregulares.

Dentre os três bairros, o Floripa Se Liga Na Rede iniciou primeiro os trabalhos no Centro. A expansão progressiva da área de atuação, a partir da região da Beira-Mar Norte, fez com que o programa entrasse, com o tempo, na Agronômica.

Coqueiros é o mais novo evento regional do Se Liga, com as equipes retornando ao Continente – o programa já havia atuado, entre 2018 e 2019, no Abraão e no Bom Abrigo – em dezembro de 2020.

Irregularidades

Os problemas mais comuns detectados nas inspeções, e que são os responsáveis pelo alto volume de irregularidades, têm relação com a caixa de gordura, seja por ausência do dispositivo, subdimensionamento ou inconformidade com as normas técnicas, em um total de 2.345 casos.

Menos frequente, porém mais grave, esgoto conectado à rede de drenagem pluvial – considerada crime ambiental pela legislação – foi constatado em 229 imóveis, 160 deles no Centro.

Em uma inspeção, o programa faz testes com corante em cada ponto de geração de esgoto do imóvel, a fim de confirmar se todos têm a destinação adequada, e verifica caixas de passagem, de gordura e pluviais. Detectada alguma irregularidade, os proprietários ou condomínios recebem orientação técnica e prazo para se regularizar.

Ligações sanitárias inadequadas poluem mar, rios e baías, entopem as redes públicas de esgoto e de drenagem e causam vazamentos nas ruas.

O programa – O Floripa Se Liga Na Rede é um programa da Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF), realizado em parceria com a Casan e executado pela ECHOA Engenharia, que busca promover a correta ligação dos imóveis da cidade à rede coletora de esgoto, atendendo bairros específicos por vez.

Uma das frentes da política de saneamento básico de Florianópolis, o programa oferece uma consultoria técnica e gratuita que analisa se o esgoto do imóvel está ligado de forma correta ou não à rede. O agendamento da inspeção fica a cargo do proprietário ou responsável pelo imóvel.

Fonte: Prefeitura Municipal de Florianópolis

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2024-03-28 14:48:18' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2024-03-28 14:48:18' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora