Prepare seu condomínio para as mudanças climáticas

Sistemas de drenagem evitam estragos nos condomínios por conta do excesso de chuva Sistemas de drenagem evitam estragos nos condomínios por conta do excesso de chuva

As fortes chuvas que atingiram São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais entre janeiro e começo de março deixaram um rastro de mais de 100 mortos. O triste fato serve de alerta para a necessidade de replanejamento urbano e também nos condomínios para evitar perdas humanas e estruturais, pois a tendência é que os índices pluviométricos continuem a aumentar. Não é de hoje que este cenário foi previsto. O Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas – grupo nos moldes do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas das Nações Unidas (IPCC/ONU) – estimou, em relatório de 2013, que até o fim do século choverá 30% a mais no Sudeste e Sul do país, o que requer cuidados também em território catarinense.

O meteorologista da Epagri/Ciram (órgão que monitora o tempo em Santa Catarina) Clóvis Corrêa explica que a mudança climática traz como efeito ocorrências de fenômenos extremos, como frio ou calor intenso e fortes chuvas. Com o efeito estufa, devido a maior concentração de CO2 na atmosfera, parte do calor que deveria ir para o espaço fica retida. “Nosso planeta tenta sempre buscar o equilíbrio. Se está muito quente em algum lugar, muitas vezes, ocorrem fenômenos de forte frio em outros para, de certa forma, regularizar. Por isso, vemos secas mais severas, chuvas mais intensas”, observa Corrêa.

A mudança nos hábitos de consumo e nos processos produtivos é indispensável para o combate ao efeito estufa. Mas os resultados das ações levam tempo. Assim, a prevenção para evitar estragos nos imóveis por conta de excesso de chuva se mostra fundamental. Condomínios com décadas de existência foram projetados em outra realidade. É preciso redimensionar, calhas e caneletas, por exemplo. “A necessidade de revisão se dá quando em qualquer chuva o sistema de drenagem de águas pluviais não está suportando, ocasionando alagamento”, sinaliza a vice-presidente do Ibape/SP Andrea kluppel Munhoz.

O diretor institucional do Ibape, Antônio Guilherme Braga, observa que para a escolha dos métodos de drenagem (que são normatizados), devem ser analisadas a área de construção e as médias históricas dos índices pluviométricos. O sistema pode incluir desde bombas submersas, calhas, canaletas e ralos, além de captação de água da chuva, que devem passar periodicamente por manutenção preventiva. O engenheiro ressalta ainda que o condomínio deve manter os percentuais mínimos de área permeável que foram exigidos pela prefeitura na aprovação dos projetos. “A ausência de área permeável certamente dificulta a drenagem das águas pluviosas”, acrescenta Braga.

Cuidados com as bombas submersas

Quando se trata de prevenção de alagamentos em subsolos, as bombas submersas são indispensáveis. Mas elas só funcionarão corretamente se estiverem bem dimensionadas, conforme a estrutura do prédio. De acordo com o gerente da Santa Cruz Bombas, Eder Correa Leite, o mínimo é o uso de duas bombas, para uma suprir a outra em caso de falhas.

Leite explica que não adianta colocar um número correto de bombas, se a tubulação não estiver projetada para responder ao volume da água recebido. Nesse caso, “as bombas têm capacidade, mas ocorre o alagamento mesmo assim. A saída é fazer o redimensionamento da tubulação”, pontua. Ainda assim, pode ocorrer um excesso de chuva muito acima do histórico. Por isso, é importante que o painel do equipamento conte com um alarme sonoro, que dispara caso o nível da água esteja muito elevado.

Serviços

Encontre e cote serviços de Construção Civil

Encontre e cote serviços de Moto bombas hidráulicas

Encontre e cote serviços de Recuperação Estrutural

Encontre e cote serviços de Gerenciamento de obras - Emissão de ARTs e RRTsGerenciamento de obras - Emissão de ARTs e RRTs

Encontre e cote serviços de Impermeabilização

Encontre e cote serviços de Laudos, Vistorias, Inspeções e PeríciasLaudos, Vistorias, Inspeções e Perícias

Encontre e cote serviços de Limpa Fossa e DesentupimentosLimpa Fossa e Desentupimentos

Encontre e cote serviços de Projetos de Engenharia

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
Enquete

Para conter a pandemia do Covid-19 quais medidas estão sendo mais difíceis de serem adotadas no condomínio?

Controlar obras em unidades - 12.9%
Utilização de máscara por moradores - 26.4%
Informar condômino infectado - 7.9%
Aplicar as normas de silêncio - 15%
Controlar o uso de áreas comuns - 14.3%
Realização de assembleias - 20.7%
Locação de temporada - 2.9%
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2020-09-27 06:26:05' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2020-09-27 06:26:05' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora