Ligação de esgoto sanitário

Ligação de esgoto sanitário


Obras no sistema de esgoto exigem pesquisa de preços e profissionais capacitados, aconselham os síndicos

Desde que tomou conhecimento da implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) nos bairros Abraão e Capoeiras, na área Continental de Florianópolis, o síndico Fernando Luiz Winter começou a preparar o condomínio. Cauteloso, há mais de um ano criou um fundo de reserva para custear os serviços de ligação de esgoto na rede coletora da Casan. “Assim, não fomos pegos de surpresa”, diz Fernando, que administra o Residencial Esplanada, localizado no bairro Abraão, e que reúne 24 apartamentos.

Concluído o trabalho de esgoto, onde foram investidos R$ 8 mil, o síndico também resolveu aplicar o dinheiro do fundo de reserva no piso do estacionamento. Já que era antigo e sofreu alguns estragos com a instalação da rede de esgoto, o piso está sendo trocado e a expectativa é a de que o calçamento fique pronto no mês de maio. “Aproveitamos a empresa que fez a obra para modernizar e melhorar a circulação de veículosno condomínio”, destaca Fernando.

Segundo ele, para contratar os serviços de um profissional que fizesse as obras de esgotamento sanitário, foram feitos três orçamentos, os quais foram apresentados em assembleia. “Escolhemos não pelo valor mais baixo, mas sim pelo custo-benefício”, explica Fernando, que tem por costume depositar as sobras de arrecadação do condomínio em aplicação bancária. “Desse modo, sempre temos recursos para obras no prédio e não precisamos aumentar o condomínio”, diz, lembrando que o prédio – com 30 anos de existência - recebeu uma ampla reforma há cinco anos e, há pouco, a colocação de portões eletrônicos.

Síndico do Residencial há mais de 15 anos, Fernando está comemorando o novo sistema de esgoto no bairro. “Vai melhorar bastante a situação ambiental do Abraão, principalmente o mau cheiro exaladonas ruas. Com a falta de um sistema de coleta de esgoto, os condomínios eram obrigados a usar fossas, prática que, com certeza, será descartada e com o tempo o mau cheiro será abolido das redondezas”, acredita.

Reivindicação antiga

A exemplo de Fernando, a jornalista Márcia Quartiero também está celebrando a implantação do sistema de esgoto nos bairros da região continental de Florianópolis. Síndica do Residencial Nápoli, Márcia foi uma das pioneiras do bairro Abraão a providenciar a ligação do esgoto. “A reivindicação dos moradores é antiga e, portanto, ninguém pode ser contra a iniciativa. A questão do custo da obra e do valor das faturas – que acabam dobrando de preço– são questões menores diante dos benefícios em qualidade de vida. Entre eles, a despoluição da praia", diz a síndica.

Com 25 anos de existência, o condomínio dispõe de 12 apartamentos e mais duas lojas comerciais na parte térrea do prédio. Como a obra já era esperada, a síndica explica que já havia previsão de gastos. “Fizemos uma pesquisa de preços e conseguimos um valor de quase a metade do orçamento feito pelo primeiro técnico pesquisado. Ao todo, incluindo mão de obra, material e fechamento da fossa o valor chegou a cerca de R$ 3 mil”, contabiliza, ao aconselhar os demais síndicos a fazer uma investigação de preços.

Com exceção da pesquisa de preços - considerado o maior problema - Márcia diz que o processo de implantação do sistema foi praticamente fácil e levou apenas uma semana. “Encontramos somente alguns entraves como canos quebrados que foram substituídos”, completa, lembrando que a obra seguiu as orientações divulgadas pela Casan.

ligação de esgoto
Fernando Luiz Winter

Taxa já está sendo cobrada

Concluída em dezembro, a ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) do Continente – cujas obras iniciaram em 2013 - beneficia diretamente 22.226 moradores dos bairros Abraão e Capoeiras, em 2.385 ligações domiciliares. Para orientar os moradores e síndicos, técnicos da Casan percorreram as residências e condomínios nos dois bairros para fazer a entrega de material explicativo e sanar dúvidas sobre a maneira correta de se conectar.

Passado o processo de orientação e notificação nas contas de água do mês de janeiro, a Casan deu um prazo de 30 dias para o início da cobrança da taxa de tratamento - que deverá ser paga independentemente do condomínio ou residência estar ou não com as obras de ligação finalizadas.

No entanto, para saber se todas as unidades estão ligadas ao sistema, será preciso o trabalho de fiscalização do programa Floripase Liga na Rede.

“Deve ser assinado - no mês de maio - um novo convênio entre Casan e Prefeitura de Florianópolis para licitação da empresaque deverá iniciar as vistorias”, destaca o coordenador de Fiscalização de Esgoto, engenheiro sanitarista e ambiental Gabriel Pessina.

Além do SES Continente, a Casan também concluiu as obras da nova estação de tratamento de esgotos de Canasvieiras, e assinou em março a ordem de serviço para início das obras de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário dos bairros Ingleses e Santinho.

 

SERVIÇOS:

• Clique e confira empresas especializadas em Laudos, Vistorias, Inspeções e Perícias

• Clique aqui e confira empresas especializadas em Administração de Condomínios

 

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2024-04-23 06:29:41' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2024-04-23 06:29:41' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora