Nos condomínios, Censo deve atingir todas as unidades do edifício; IBGE conta com o auxílio dos síndicos para a pesquisa que começa em 1° de agosto
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) prepara-se para o início do Censo Demográfico 2022. Esse será o 9º realizado pelo IBGE e o 13º da história brasileira. Estima-se que serão recenseados 70 milhões de domicílios no país. A coleta das informações vai acontecer ao longo de agosto, setembro e outubro de 2022. “Em Santa Catarina, teremos 7,7 mil agentes censitários caminhando para obter informações de nossa população”, informou o coordenador Operacional do Censo 2022 em SC, Fabiano Rodolfo.
Segundo o IBGE, o Censo tem característica decenal e todo o planejamento feito com base nos dados do censo engloba a visão de 10 anos para frente trazendo um conjunto de informações que vão nortear as políticas públicas do país.
Educação, saúde, emprego, transporte, tudo o que diz respeito ao brasileiro e ao seu bem-estar pessoal, social e econômico é planejado com base nas informações geradas pelo Censo. Todas as informações prestadas são sigilosas e utilizadas exclusivamente para fins estatísticos.
É fundamental que o morador atenda o recenseador e responda o questionário presencialmente, pela internet —através de um código recebido após a visita do recenseador — ou, se necessário, por telefone.
Condomínios
Obter autorização para entrar em condomínios e atualizar o cadastro de moradores pode ser um dos maiores obstáculos que os recenseadores contratados pelo IBGE poderão encontrar para realizarem a pesquisa. Para o IBGE, o síndico é a pessoa-chave nessa etapa. É ele quem vai informar os moradores sobre a importância de atender o recenseador e colaborar para a qualidade do Censo, transmitindo segurança.
Nos condomínios, o Censo deve atingir todas as unidades do edifício. A vantagem é que um único recenseador vai estar responsável por aquele setor censitário, ou seja, será sempre a mesma pessoa que fará a pesquisa.
O agente censitário vai estar identificado com boné, colete e o crachá do IBGE contendo a matrícula e um QR Code. Caso o síndico, porteiro ou responsável pela edificação queira confirmar a identidade do recenseador, poderá acessar o site respondendo.ibge.gov.br.
Ali vai aparecer a foto, nome completo e a matrícula do recenseador oferecendo a garantia ao condomínio de que realmente essa pessoa está credenciada pelo IBGE. A verificação também pode ser feita através do telefone 0800 7218181
Confira algumas orientações:
- O síndico deve orientar os funcionários sobre a realização da operação censitário
- Antes de liberar a entrada, o funcionário do condomínio deve checar todas as vezes a identificação do recenseador
- Dependendo do porte do condomínio, poderá ser indicado mais de um recenseador, acompanhado - ou não - de um supervisor
- Uma vez dentro do condomínio, o síndico pode reservar um espaço, como o salão de festas, para que o recenseador realize as entrevistas com os moradores, que poderão ser feitas inclusive no período noturno, finais de semana e feriados.
Fonte: Secovi/SP