IBGE inicia Censo 2022

O agente censitário estará identificado com boné, colete e o crachá do IBGE O agente censitário estará identificado com boné, colete e o crachá do IBGE

Nos condomínios, Censo deve atingir todas as unidades do edifício; IBGE conta com o auxílio dos síndicos para a pesquisa que começa em 1° de agosto

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) prepara-se para o início do Censo Demográfico 2022. Esse será o 9º realizado pelo IBGE e o 13º da história brasileira. Estima-se que serão recenseados 70 milhões de domicílios no país. A coleta das informações vai acontecer ao longo de agosto, setembro e outubro de 2022. “Em Santa Catarina, teremos 7,7 mil agentes censitários caminhando para obter informações de nossa população”, informou o coordenador Operacional do Censo 2022 em SC, Fabiano Rodolfo.

Segundo o IBGE, o Censo tem característica decenal e todo o planejamento feito com base nos dados do censo engloba a visão de 10 anos para frente trazendo um conjunto de informações que vão nortear as políticas públicas do país.

Educação, saúde, emprego, transporte, tudo o que diz respeito ao brasileiro e ao seu bem-estar pessoal, social e econômico é planejado com base nas informações geradas pelo Censo. Todas as informações prestadas são sigilosas e utilizadas exclusivamente para fins estatísticos.

É fundamental que o morador atenda o recenseador e responda o questionário presencialmente, pela internet —através de um código recebido após a visita do recenseador — ou, se necessário, por telefone.

IBGEa

Condomínios

Obter autorização para entrar em condomínios e atualizar o cadastro de moradores pode ser um dos maiores obstáculos que os recenseadores contratados pelo IBGE poderão encontrar para realizarem a pesquisa. Para o IBGE, o síndico é a pessoa-chave nessa etapa. É ele quem vai informar os moradores sobre a importância de atender o recenseador e colaborar para a qualidade do Censo, transmitindo segurança.

Nos condomínios, o Censo deve atingir todas as unidades do edifício. A vantagem é que um único recenseador vai estar responsável por aquele setor censitário, ou seja, será sempre a mesma pessoa que fará a pesquisa.

O agente censitário vai estar identificado com boné, colete e o crachá do IBGE contendo a matrícula e um QR Code. Caso o síndico, porteiro ou responsável pela edificação queira confirmar a identidade do recenseador, poderá acessar o site respondendo.ibge.gov.br.

Ali vai aparecer a foto, nome completo e a matrícula do recenseador oferecendo a garantia ao condomínio de que realmente essa pessoa está credenciada pelo IBGE. A verificação também pode ser feita através do telefone 0800 7218181

Confira algumas orientações:

  • O síndico deve orientar os funcionários sobre a realização da operação censitário
  • Antes de liberar a entrada, o funcionário do condomínio deve checar todas as vezes a identificação do recenseador
  • Dependendo do porte do condomínio, poderá ser indicado mais de um recenseador, acompanhado - ou não - de um supervisor
  • Uma vez dentro do condomínio, o síndico pode reservar um espaço, como o salão de festas, para que o recenseador realize as entrevistas com os moradores, que poderão ser feitas inclusive no período noturno, finais de semana e feriados.

           Fonte: Secovi/SP

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2022-08-18 17:10:51' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2022-08-18 17:10:51' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora