Aproximar os moradores e transformar o condomínio residencial em uma comunidade integrada é uma tarefa desafiadora. No entanto, uma forma de promover tais iniciativas é realizar encontros informais, como, por exemplo, almoços e jantares com a presença dos condôminos. Em Criciúma, alguns edifícios promovem eventos desse tipo e já transformaram, para melhor, o relacionamento entre a vizinhança.
Para promover essa interação entre os moradores, a síndica Benta Mendes da Silva, do edifício residencial Flamingo, no bairro Comerciário, já realizou três encontros. A ideia começou quando o salão de festas foi equipado com louças e um fogão novo. “Assim, ficou mais prático, já que no local temos uma boa infraestrutura. As reuniões têm sido ótimas.”, destacou a síndica, que atua na função há quatro anos.
Benta afirmou, também, que é possível comparar um condomínio residencial a uma família. “Praticamente estamos todos debaixo do mesmo teto, diz. Segundo ela, conhecendo quem mora perto, é possível se relacionar melhor e cuidar um dos outros de maneira mais eficiente. A síndica lembra que, durante os encontros, o pessoal aproveita para conversar sobre afinidades. “Percebi que não fica um clima de reclamações. E retorno é ótimo”, completou.
No edifício Milazzo, as confraternizações iniciaram por sugestão dos próprios moradores, afirma Joel Casagrande, síndico do condomínio formado por 14 apartamentos. “O prédio é pequeno, então todo mundo conhece todo mundo. Assim, de vez em quando realizamos um jantar, um churrasco. Até quando temos assembleia aproveitamos para fazer um aperitivo”, disse.
Segundo Casagrande, participar dos encontros é importante, tanto para o síndico quanto para os condôminos, pois através de conversas informais é possível conhecer melhor as necessidades dos moradores. “Foram nessas reuniões que surgiram diálogos muito proveitosos sobre melhorias que poderiam ser feitas no prédio”, comentou.
Dicas para realizar uma confraternização
• Utilize um ponto estratégico (por exemplo: mural, elevador, caixa de correio) para publicar o convite oficial.
• Faça o rateio dos gastos de acordo com o que foi comprado – um valor mais em conta favorece a participação dos moradores –, já que o objetivo é reunir os moradores e não angariar recursos para o prédio.
• Divida as funções (compra dos ingredientes, preparação dos pratos, limpeza) entre os condôminos, caso seja necessário. O trabalho em equipe também aproxima os moradores.
• Equipe o salão de festas. Dessa forma, os utensílios necessários já estarão no local e não serão necessárias tantas idas e vindas pelo prédio.