Um condomínio amigo da cidade

Rosa Maria Pereira da Silva: além de deixar a cidade mais bonita, o grafite trouxe economia ao edifício Rosa Maria Pereira da Silva: além de deixar a cidade mais bonita, o grafite trouxe economia ao edifício

Edifício Atlas apoia grafite e valoriza a arte urbana no centro de Florianópolis

Quando assumiu a gestão do Edifício Atlas, em 2011, a síndica Rosa Maria Pereira da Silva deparou-se com vários desafios para enfrentar. Além da falta de documentação como do próprio alvará, o prédio precisava de uma revitalização que incluía reparos em infiltrações e pintura geral da fachada. Aos poucos, foi resolvendo os problemas, mas devido ao alto investimento, a pintura e outros consertos do condomínio foram adiados.

Até que a solução se apresentou de uma forma diferente e atraente: o artista plástico catarinense Thiago Valdi ofereceu um trabalho de grafite no paredão do edifício que fica na esquina das Ruas Tenente Silveira e Deodoro, no centro de Florianópolis. “Levei o assunto para assembleia de condôminos e o projeto apresentado pelo artista grafiteiro foi aceito na reunião. Além de embelezar e valorizar o prédio, economizamos em torno de R$ 60 mil, custo que envolvia os reparos e pintura do edifício, serviços garantidos pela equipe que disponibilizou também um técnico especializado em obras”, elogia Rosa.

Grafite Site

Construído em 1976, o Atlas é um condomínio comercial com 10 andares e mais o ático. Ao todo, são seis salas comerciais por cada pavimento, mais a sobreloja que hospeda um restaurante. “O grafite com a imagem do historiador Franklin Cascaes em um dos paredões externos se tornou referência no centro da cidade. Um espaço que embelezou o centro de Florianópolis e ainda prestou homenagem ao escritor. Todos param para tirar fotos e apreciar a pintura”, revela a síndica.
Bom exemplo

Implementado no final de 2017, o painel de 34 metros de altura por 12 metros de largura foi concluído em uma semana, envolvendo trabalhos à noite e durante o dia. “Desde a concepção, autorização, planejamento e execução o projeto levou um ano e meio para ser finalizado”, diz Thiago, que contou com o auxílio de mais dois artistas plásticos e de um técnico de segurança do trabalho.

Thiago participou de edital da Lei de Incentivo à Cultura da Fundação que leva o nome do homenageado, e assim foi possível financiar a grande tela. “Era um desejo antigo de pintar uma lateral de prédio, desafio obrigatório para todo artista urbano que busca reconhecimento internacional. É importante você ter uma obra dessa magnitude em seu portfólio artístico. E ali era o melhor local”, aponta Thiago ao elogiar a postura do condomínio.

“O condomínio deu total apoio ao nosso projeto, por isso foi o primeiro da cidade a ter esse mural. Todos no Edifício Atlas sabiam da importância da arte para a cidade, o impacto que isso teria na nossa cultura e em nenhum momento tentaram impor alguma condição. Que sirva de exemplo para todos os outros síndicos e condomínios. Por isso, reverenciamos os envolvidos do prédio que aprovaram a ideia durante a assembleia, a síndica e o zelador que nos ajudaram de diversas formas”, elogia Thiago ao destacar também a importância da empresa parceira, a Dimas Construções, por meio da lei de incentivo. “Sem parceria é impossível você ter os recursos para tal ação”, garante.

SAIBA MAIS

A inserção em painéis, murais, mobiliário urbano, jardins, entre outros, é coordenada pela Comissão Municipal de Arte Pública (COMAP), órgão vinculado ao Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF)

Para ingressar com projeto de intervenção urbana, é necessário protocolar requerimento no Pró Cidadão – em nome do Departamento de Arte Pública - que irá encaminhar o processo à COMAP

Dúvidas podem ser tiradas com a COMAP através do Departamento de Arte Pública no e-mail: [email protected].

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2024-03-29 00:06:24' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2024-03-29 00:06:24' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora