Espírito natalino invade os condomínios

Espírito natalino invade os condomínios

 

Árvores, guirlandas, luzes, troca de presentes e até confraternizações especiais são realizadas em muitos condomínios para celebrar o Natal e o ano novo.

Mais um final de ano se aproxima e muitos condomínios preparam suas decorações para o Natal e realizam programações especiais para celebrar a data. Nessa época, os enfeites começam a aparecer e nos condomínios o momento pode se tornar ainda mais prazeroso, se além da organização dos gestores houver o envolvimento de todos.

Síndica do Residencial Dona Heloísa, em Florianópolis, Mara Fornerolli procura manter o capricho na decoração e relata que a data mexe bastante com os moradores, que não só apreciam os enfeites, em especial as crianças, como também pedem que não se deixe de fazer. “Nossa decoração, principalmente a árvore, chama muito a atenção e é elogiada tanto por moradores e visitantes, como pelos que passam em frente ao prédio. Muitos inclusive a consideram a mais bonita da rua”, comenta a síndica.

Ela atribui parte dos méritos ao síndico anterior, que teve a iniciativa e o bom gosto na aquisição e montagem dos acessórios natalinos. “Este ano a decoração terá as tradicionais cores verde e vermelho, mas no ano passado utilizamos o lilás e a prata”, relembra.

Os funcionários do condomínio também são valorizados na data. “Aos colaboradores é oferecido um presente ou uma cesta natalina em nome do condomínio. Além disso, a maioria dos moradores também gosta de dar seu presente pessoal como forma de agradecimento”, relata Mara.

A época é tão valorizada que também é realizada uma confraternização de final de ano entre os moradores e colaboradores. “Esta é a forma que temos de dar as boas vindas e conhecer os moradores novos. Em 2015, por exemplo, sete famílias vieram morar no condomínio e, para muitos, esta foi a oportunidade de acolher os novos vizinhos”, destaca Mara.

natal
A síndica profissional
Janaína Franzon procura
reaproveitar a decoração
que os condomínios já
têm e substitui algumas
peças para modernizar

Reaproveitamento de materiais

Síndica profissional de condomínios de Florianópolis, Janaína Franzon também valoriza e dá prioridade especial aos enfeites natalinos. Na opinião da síndica o Natal é, sobretudo, uma festa das famílias, e como o condomínio é um local de convivência familiar merece toda a atenção na data.

“Tradicionalmente temos as árvores no hall de entrada, guirlandas nas portas, e iluminação nas fachadas. As decorações de Natal são muito diversas hoje e é possível reaproveitá-las nos próximos anos. Por isso procuramos ver o que o condomínio já possui, o quanto está disposto a gastar e então vamos melhorando a decoração ano a ano e substituindo alguns itens já em desuso para modernizar”, relata a gestora.

Segundo Janaína, dependendo da disponibilidade financeira, os condomínios podem ser mais arrojados e investir em uma decoração mais sofisticada, que fica como um patrimônio. “Muito utilizadas hoje, as luzes de natal, por exemplo, são de diversos tipos e preços, e com a tecnologia LED são mais econômicas e seguras e estão sendo substituídas”, indica.

Luzes

Especialista em iluminação, Sérgio Rolim explica que, hoje quase todas as fontes de luz artificial são de LED, principalmente quando se trata de luz colorida. Segundo ele, o LED está entre as fontes de luz mais eficientes e duráveis e com ele se torna muito fácil o controle de efeitos e mudanças de cores, tão usados na iluminação natalina. “As lâmpadas gastam menos energia. Cerca de um décimo da energia das antigas lâmpadas incandescentes e as cores são muito mais saturadas e definidas, podendo obter-se uma imensa variedade de efeitos luminosos, o que antes não era possível”, orienta.

Apesar de decorativas, o profissional lembra que também é importante ter cuidados com as instalações elétricas das lâmpadas de natal. “O principal cuidado que recomendo é a contratação de um eletricista profissional para fazer as instalações. Falo não só pelos envolvidos durante a montagem, mas por todos que podem vir a ter acesso, principalmente crianças, pois é muito comum acidentes em instalações elétricas”, explica.

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2024-04-27 20:19:44' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2024-04-27 20:19:44' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora