Balneário Camboriú recebeu no dia 24 de abril mais uma edição do Tech Talks Khronos, que reuniu administradores e síndicos do Vale do Itajaí.
Desta vez, o evento contou com uma noite dedicada a questões que, embora pareçam simples, podem se transformar em grandes desafios para os síndicos: LGPD, inadimplência, animais em condomínios, locação por temporada, aplicação de multas. A participação do Dr. Marcio Panno, especialista na área condominial, ofereceu insights valiosos para o dia a dia dos gestores de condomínios.
Panno avalia que, entre as questões apresentadas, a possibilidade de proibição das locações por temporada foi um tema latente. “Esse é um assunto que continua muito ativo, uma vez que não há um consenso entre os advogados e muito menos entre a jurisprudência. Além disso, afeta bastante os síndicos do litoral”, disse.
O especialista trouxe também recomendações sobre a conduta do síndico em temas controversos com base nas leis condominiais, ressaltando que “diante de questões jurídicas, o síndico deve tomar decisões fundamentadas e, de preferência, consultando um advogado especialista no assunto”.
Além disso, Panno ressaltou a importância de uma comunicação eficiente, principalmente em questões mais sensíveis nos condomínios: “a comunicação clara e objetiva é sempre muito importante, mas o ideal é que os documentos do condomínio (convenção e regimento interno) estejam atualizados e de acordo com a legislação vigente e com os recentes entendimentos jurisprudenciais. Além disso, é preciso respaldo técnico nas suas decisões com base na contratação de profissionais especializados, como engenheiros, administradores, contadores e advogados.
Para Felipe Centeno, de Balneário Camboriú, o síndico, como gestor do condomínio, enfrenta uma série de situações — desde conflitos entre condôminos até decisões financeiras e obras — que podem facilmente se tornar grandes desafios se não forem bem conduzidas. “Para evitar isso, ele tem à sua disposição algumas ferramentas fundamentais que ajudam a transformar esses pontos críticos em oportunidades de boa gestão. O síndico que une conhecimento técnico, informação precisa, boas conexões e habilidade de comunicação consegue transformar polêmicas em pontes para uma gestão mais eficiente e respeitada”.
Tania Silva, síndica atuante em Balneário Camboriú, enfatizou a importância da atualização tecnológica para a gestão condominial, destacando seu potencial para gerar economia, otimizar processos e aprimorar a experiência dos moradores.
O síndico Felipe Centeno também aposta na atualização constante para uma boa administração: “estar atualizado sobre as novas tecnologias no setor de condomínios é essencial por diversos motivos, como a eficiência na gestão. Novas tecnologias permitem automatizar tarefas rotineiras, como controle de acesso, reservas de áreas comuns, emissão de boletos, e comunicação com os moradores. Isso economiza tempo, reduz erros humanos e melhora a organização. Soluções modernas como câmeras com inteligência artificial, reconhecimento facial, sensores de movimento e aplicativos de controle de acesso remoto aumentam significativamente a segurança do condomínio. Plataformas digitais facilitam a comunicação entre síndicos, administradoras e moradores, permitindo a publicação de atas, prestação de contas, comunicados e votação online. Isso fortalece a confiança e a participação dos condôminos. Com isso, condomínios tecnologicamente atualizados tendem a ser mais atrativos para compradores e inquilinos, o que contribui para a valorização dos imóveis e melhora a imagem do empreendimento”.
O Tech Talks Khronos chegou em 2025 em sua terceira temporada, passando por várias cidades de Santa Catarina. É uma iniciativa inovadora que busca capacitar síndicos através de encontros com foco em aprimoramento da gestão. Em ambiente imersivo, além de promover a troca de experiências entre os participantes, traz as últimas tendências em tecnologias para o setor de condomínios e apresenta soluções para qualificar a atuação do síndico, além de ferramentas e dispositivos para reforçar a segurança nos edifícios, consolidando a Khronos como referência no mercado.
Saiba mais das soluções Khronos na central de atendimento ao cliente em 0800.642.0222 ou em www.grupokhronos.com.br