O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina (CAU/SC) realiza nos dias 7 e 8 de maio a etapa de Joinville do IV Congresso de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina para discutir o papel da profissão nos espaços urbanos, na habitação social e na atenção ao patrimônio histórico e cultural.
O evento acontece no auditório do Bourbon Convention Joinville e reunirá profissionais, estudantes, gestores públicos e representantes da sociedade civil para dois dias de debates e oficinas voltados à valorização da arquitetura, do urbanismo e do planejamento urbano no Estado.
O presidente do CAU/SC, Carlos Alberto Barbosa de Souza, ressalta que essa opção de levar o Congresso para várias cidades exige mais empenho mas resulta numa interação efetiva e importante para alcançar o propósito de entender as demandas regionais.
Com o tema central “Boas Práticas para Cidades Catarinenses”, o Congresso propõe uma série de mesas redondas, painéis e encontros técnicos sobre temas que impactam diretamente o dia a dia das cidades e das pessoas, como habitação, reurbanização, arquitetura de interiores, inteligência urbana e inovação tecnológica, com destaque para a palestra “IA na Arquitetura – Desafios e Possibilidades”, com a arquiteta Flávia Blanco Tissot (RS).
Entre os destaques da programação estão palestras e oficinas que abordam desde programas habitacionais e regularização fundiária (REURB), até temas como o protagonismo feminino na construção civil e uma oficina sobre a gestão de contratos em escritórios de Arquitetura.
No segundo dia, a programação continua com mesas temáticas sobre Arquitetura de interiores, produção habitacional e o evento Diálogos Urbanos, promovido pela Comissão Especial de Política Urbana e Ambiental – CPUA, que vai focar sobre a simplificação das análises de projetos.
A etapa também contará com a Oficina Temática de Patrimônio Cultural: do acervo à paisagem, que inclui uma caminhada pelo patrimônio histórico de Joinville e debates sob a coordenação do arquiteto João Paulo Serraglio sobre os usos contemporâneos de acervos arquitetônicos, como os legados deixados pelos arquitetos Vilanova Artigas e Hans Broos.
A mesa de encerramento contará com a presença de Dietmar Starke, arquiteto e urbanista catarinense, de corpo e alma carioca, mestre em Urbanismo pela HdK "Hochschule der Kunste” - Faculdade de Artes de Berlim (Alemanha), com mais de 30 anos de carreira acumulada. Ele possui projetos de arquitetura e arte executados na Alemanha, Áustria, EUA, Egito e Brasil. Atualmente é servidor da RioUrbe e consultor da celebrada Escola Alemã BAUHAUS.
No encerramento também há uma apresentação do presidente do CAU/SC, Carlos Alberto Barbosa de Souza, e é feita ainda a entrega da "Carta aos Prefeitos", documento com propostas e diretrizes elaboradas pelo Colegiado de Entidades de Arquitetura e Urbanismo (CEAU) do CAU/BR com objetivo de incentivar a revisão participativa dos planos diretores municipais, a implementação de políticas habitacionais inclusivas e a promoção de cidades ambientalmente responsáveis.
Um Congresso em movimento
Com formato híbrido e programações adaptadas às realidades de cada região, o IV Congresso de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina passará por seis cidades até novembro. Já foi realizada a etapa de Blumenau (2 e 3 de abril), e após Joinville, o Congresso ocorrerá em Florianópolis (24 a 26 de junho), Chapecó (13 e 14 de agosto), Lages (14 e 15 de outubro) e Criciúma (4 e 5 de novembro).
“O objetivo é promover uma escuta ativa e colaborativa com os profissionais e a sociedade de cada região, debatendo temas específicos da realidade local. É um espaço para conectar, compartilhar experiências e valorizar a profissão na busca de soluções relacionadas à habitação, urbanismo e qualidade de vida”, afirma Carlos Alberto Barbosa de Souza, presidente do CAU/SC.
A programação completa do Congresso e as inscrições estão disponíveis no site oficial do CAU/SC – www.causc.gov.br
Programação:
Dia 7/5
• 9h - Abertura
• 9h30 - Palestra - Planejando Cidades Inteligentes - Secretário de Pesquisa e Planejamento Urbano de Joinville Marcel Virmond Vieira
• 10h15 - Programas Habitacionais e REURB - Secretária de Habitação de Joinville Tereza Couto
• 11h - Mulheres na Construção Civil - Presidente do Sinduscon Joinville Ana Rita Vieira
• 13h45 - Mesa: Boas Práticas de Gestão e Oficina de Contratos com Daniel Lucena (Consultor e Mentor de Escritórios de Arquitetura), advogado Cícero Hypólito da assessoria Jurídica CAU/SC e advogado Igor Accioly, da assessoria Jurídica CAU/PB
• 16h15 - Diálogos de Ensino e Encontro de Docentes de A&U com arquiteta Amanda Máximo, coordenadora da Univille, arquiteta Kátia Cristina de Paula, coordenadora da Católica e apresentações da Comissão de Ensino e Formação (CEF - CAU/SC)
• 19h - Palestra: Inteligência Artificial na Arquitetura Desafios e Possibilidades com a arquiteta e urbanista Flávia Blanco Tissot – Place (RS)
Dia 8/5
• 9h - Mesa: Arquitetura de Interiores e Mercado Imobiliário com arquiteta Cristiana M. Salai Steindorff da Câmara de Arquitetura da CDL/Joinville, conselheira Ana Carina Zimmermann da - Arquitetura e Mercado Imobiliário Núcleo CDL Floripa e o advogado Gustavo Camacho, presidente da Associação dos Síndicos de Santa Catarina (Asdesc)
• 13h45 - Mesa: Desafios da Produção Habitacional no Brasil com a Superintendente de Imóveis da CAIXA na região Norte, Gerente Yohanna Santos, arquiteta Sandra Marinho do Observatório de ATHIS (CAU/BR) e Luiz Alberto de Souza Nenê, vice-presidente do CAU/SC e integrante da CATHIS.
• 16h15 - Mesa: Diálogos Urbanos com representantes da Comissão Especial de Política Urbana e Ambiental (CPUA-CAU/SC) e representante da Prefeitura de Joinville sobre Sistema de Aprovação Projeto Legal.
• 19h - Encerramento: Entrega da Carta aos Gestores e palestra com arquiteto e urbanista Dietmar Stark e arquiteto e urbanista Carlos Alberto Barbosa de Souza, presidente CAU/SC.
• ATIVIDADE PARALELA – Dia 8/5 - 14h - Oficina Temática de Patrimônio Cultural: do acervo à paisagem - Saída do Arquivo Histórico de Joinville, no centro de Joiville, com a conselheira arquiteta e urbanista Anne Soto para abordar legado de Hans Broos em Joinville e Vilanova Artigas em Balneário Camboriú.
• Oficina sobre usos e sentidos dos acervos de Arquitetura com o arquiteto e urbanista João Paulo Serraglio