Incoerências nas faturas de energia elétrica da Celesc estão gerando transtornos a clientes de todo o Estado desde o mês de maio.
O problema vem causando inclusive filas nos locais de atendimento presencial da empresa em diversos municípios. Mas a orientação é que os consumidores não busquem as lojas da Celesc por este motivo.
Conforme a Celesc, faturas emitidas entre os dias 7 e 15 de maio foram geradas com problemas no código de barras. “Para esses casos serão emitidas e entregues novas faturas com nova data de vencimento e não serão cobrados juros/multas”, garante nota divulgada pela empresa.
A Celesc lançou recentemente uma atualização de seu sistema comercial. Com mais de 80 serviços on-line, o aplicativo "Conecte" e a nova “Agência Web” da companhia entraram em atividade no início de maio. “Durante este processo (de atualização), estamos enfrentando períodos de instabilidade e nossas equipes estão de prontidão, dedicadas em sua solução”, afirma ainda a nota.
“Informamos que as lojas de atendimento estão recebendo grande volume de pessoas. Por isso recomendamos aos clientes enquadrados nestas situações que evitem o atendimento presencial”, recomenda a Celesc, também esclarecendo que não fará a suspensão do fornecimento de energia por falta de pagamento das unidades consumidoras que estão passando pelo problema.
Problema nos condomínios
O síndico profissional e colunista Rogério de Freitas fez um apontamento voltado para o problema. Com dados antigos, os condomínios também têm encontrado dificuldade em ter o cadastro atualizado no novo sistema.
“O maior problema é fazer o registro na Celesc e ter acesso a fatura. Muitos condomínios estão com os dados cadastrais muito antigos, com e-mail e telefones de síndicos anteriores. No momento de atualizar o cadastro e receber a notificação de atualização, ela está sendo enviada para alguns e-mails cadastrados há muito tempo. Em alguns casos até os da construtora”.
Sobre essa demanda de problema para retirar a fatura de forma virtual, a Celesc complementa:
“A Celesc sugere que os consumidores emitam a segunda via por WhatsApp (48) 99860-0067 e pelo Call Center – 0800 048 0120, que funciona 24h por dia, durante todos os dias da semana. Reforçamos que o atendimento presencial deve ser procurado apenas em situações muito necessárias. A Celesc continua trabalhando dia e noite para resolver todos os casos e oferecer o melhor serviço possível à sociedade”, completa a nota da companhia.