Publicação sobre contratos para condomínios é lançada em Florianópolis

Na primeira fila: Gustavo Camacho, Márcio Koerich e Dennis Martins e logo atrás Walter Jorge Junior e Zulmar Koerich Junior Na primeira fila: Gustavo Camacho, Márcio Koerich e Dennis Martins e logo atrás Walter Jorge Junior e Zulmar Koerich Junior

Advogado catarinense especialista em condomínios publica obra com material inédito no país

Síndicos e administradores participaram no dia 15 de setembro, no auditório da Fecomércio, em Florianópolis, do lançamento oficial do livro “Manual de Contratos para Condomínios - Prática, Doutrina e Jurisprudência”, do especialista Zulmar José Koerich Junior.

Advogado, pós-graduado em Direito Civil e Empresarial, Koerich é autor de três livros na área de condomínios. “Acredito que este é o meu melhor trabalho, porque não reflete somente o meu entendimento pessoal da matéria, mas um compilado do entendimento majoritário do assunto. Traz conceitos de especialistas de renome no país, jurisprudências de juízes e desembargadores que acrescentam conhecimentos essenciais à obra”, explica.

O manual com 360 páginas foi estruturado para que os síndicos e profissionais da área consigam aplicar as informações de forma prática nas suas relações com fornecedores. “O tema de contratos para condomínios para mim é o mais espinhoso de todos, acima de quórum, de responsabilidade, de convenção, tanto que não existe no mercado um livro tratando de contrato para condomínios, é um material inédito”, diz o advogado.

O livro apresenta ao longo de seus capítulos informações sobre contratos com administradoras, empreiteiras, assessoria jurídica, manutenção de elevadores, empresas terceirizadas, ou seja, toda a gama de fornecedores que prestam serviços para condomínios.

Segundo o autor, os problemas que envolvem os contratos são os mais variados. “São muitos temas como a definição de prazo de garantia, multas, definição de responsabilidade, cláusulas abusivas. O manual aborda também a forma de pagamento, já que muitas vezes há o adiantamento de uma obra, o síndico paga e o serviço não é feito ou é mal executado”, explica.

Para Koerich, em todas as séries de contratos que são celebrados pelo condomínios existem muitas “pegadinhas”, e o livro traz informações de como identificá-las, sugerindo cláusulas e aprofundando o conhecimento sobre o tema.

Zulmarjc
O evento foi uma realização do Jornal dos Condomínios e do Secovi Florianópolis/Tubarão e contou com a presença de síndicos e profissionais do setor.

Agradecimentos

Durante o lançamento, Koerich fez um agradecimento especial aos profissionais presentes no encontro que contribuíram para o conteúdo do livro, citando o advogado e diretor do Instituto Brasileiro do Direito Imobiliário em Santa Catarina (IBRADIM), Dennis Martins, e o engenheiro civil Aécio Miranda, profissionais que, segundo o autor, possuem conhecimento profundo do assunto e reconhecida capacidade técnica no estado.

Para Martins, a busca individual do síndico por conhecimento é fundamental e a obra lançada é uma grande ferramenta. “Poucas obras jurídicas trazem as modalidades de contratos abordadas pelo autor. O manual é um trabalho inestimável e útil ao mercado, já que não há obras jurídicas especializadas com foco na área condominial”, afirma.

Lançamento teve painel com especialistas

O lançamento também reuniu convidados do autor para o painel “Questões Polêmicas em Condomínios.” O encontro foi mediado pelo presidente do Secovi Florianópolis/Tubarão, Márcio Koerich, e contou com a ótica de profissionais com grande expertise no setor de condomínios, trazendo para o público uma análise criteriosa dos temas levantados no painel.

Zulmarmesa
Com o tema “Questões Polêmicas em Condomínios” especialistas convidados do autor tiraram dúvidas dos síndicos presentes

O advogado e presidente da Associação dos Síndicos de Santa Catarina (ASDESC), Gustavo Camacho, explicou as questões referentes ao desempenho das edificações e contratos de manutenção. Já Martins esclareceu dúvidas sobre a alteração de destinação de área comum.

Finalizando o painel, o professor e consultor em condomínios, Walter João Jorge Jr, compartilhou a sua vivência em assembleias, dando dicas de como banir o comportamento antissocial nas reuniões.

O evento foi uma realização do Jornal dos Condomínios e do Secovi Florianópolis/Tubarão, com apoio cultural da ASDESC, do Portal CondomínioSC e do IBRADIM, e contou com o patrocínio de Almah Condos, Pontual Garantidora e Jotas Empreendimentos.

Logo Pontual 1       LogoAlmah      Logojotas2

Serviço:

O livro “Manual de Contratos para Condomínios - Prática, Doutrina e Jurisprudência”, no valor de R$70 pode ser adquirido diretamente com o autor pelo e-mail: [email protected]

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2024-04-28 13:47:30' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2024-04-28 13:47:30' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora