Orsesp 10 anos: a vontade faz o caminho

Equipe Orsesp Equipe Orsesp

 

Prática comum nos condomínios, o mercado de serviços terceirizados tem crescido muito desde os anos 90.

Dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Econômicos (Dieese) estimam que cerca de 12 milhões de trabalhadores brasileiros já são terceirizados. Isso representa cerca de 27% do total de empregos formais no país.

Comemorando em agosto 10 anos de atuação no setor de terceirização, o empresário Douglas Coelho fala sobre Organização de Serviços Especializados (ORSESP), que surgiu a partir do seu sonho e visão empreendedora quando viu no mercado um nicho ainda pouco explorado pelas prestadoras de serviço para condomínios.

Como surgiu a empresa ORSESP ?

Douglas Coelho - A ORSESP surgiu de uma vontade enorme de ter meu próprio negócio, pois eu sempre acreditei que teria minha própria empresa. No início eu não tinha ideia do que poderia abrir, até porque eu não tinha dinheiro para isso, mas algo dizia que deveria seguir em frente e acreditar que daria certo e foi o que fiz. Na época eu trabalhava no setor administrativo de uma empresa de carros fortes e vigilância patrimonial que estava passando por um período de crise e por isso tive de passar a fazer também os serviços do setor comercial.

Foi então que no primeiro condomínio que visitei para oferecer os serviços de vigilância a síndica me perguntou se trabalhávamos com limpeza e zeladoria, pois gostaria de contratar uma empresa que oferecesse juntos todos os serviços para o condomínio. Como a empresa em que eu trabalhava não oferecia esse tipo de serviço, não consegui fechar o contrato, mas fiquei com a ideia na cabeça e no dia seguinte criei o nome ORSESP (Organização de Serviços Especializados) e a logomarca da empresa.

Uma semana depois pedi demissão da empresa em que trabalhava e abri o meu próprio negócio.

Qual foi a sua maior dificuldade início da abertura da ORSESP?

Douglas Coelho - Eu tive de abrir mão de muitas coisas para poder ver meu sonho se tornar realidade. Na abertura da empresa fiquei durante um ano e meio sem fazer retirada de salário, trabalhava em média 12 horas por dia, pois acumulava as funções administrativa e comercial. A inexperiência com relação às obrigações de uma empresa terceirizada também dificultou o trabalho no início. Mas estudando a Convenção Coletiva de Trabalho de Asseio e Conservação e lendo algumas matérias de Direito do Trabalho, aprendi as reais obrigações que deveríamos ter.

Como foram as etapas de crescimento da ORSESP?

Douglas Coelho - A empresa iniciou em agosto de 2006 na sala da casa da minha mãe, onde ficou estabelecida por três anos e, em meados de 2009, após uma grande parceria firmada com uma empresa do ramo imobiliário da Grande Florianópolis, tivemos um rápido crescimento necessitando de um espaço maior. Essa parceria foi um verdadeiro trampolim para o crescimento e a visibilidade da empresa, que passou a fechar várias parcerias com construtoras de renome.

Atualmente a ORSESP faz parte um grupo de três empresas, sendo duas do ramo de terceirização de serviços especializados, como limpeza, zeladoria e portaria e uma terceira no ramo de administração de estacionamento.

O que mudou nesses 10 anos de ORSESP e do que você mais sente falta?

Douglas Coelho - Sinto falta da proximidade com os colaboradores, pois quando estava sempre próximo deles podia ouvir e ajudar a resolver seus problemas criando muitas vezes um laço de amizade.

A ORSESP atualmente conta com quantos colaboradores?

Douglas Coelho - Hoje contamos com mais de 260 colaboradores e a meta é, até o fim deste ano, chegar a 300 colaboradores e para 2017 empregar mais de 400, realizando um planejamento sólido, com a ajuda de uma coach empresarial, ferramentas administrativas e uma aproximação maior com os clientes e colaboradores.

Quais são os principais serviços da ORSESP e seus pontos fortes?

Douglas Coelho - Nossos principais serviços são limpeza, zeladoria, portaria, recepção, copeiras e administração de estacionamentos. Nossos pontos fortes são o suporte, a flexibilidade e a agilidade na resolução dos problemas, onde temos como meta resolver tudo no máximo em 48h, após a abertura do chamado via e-mail. Além disso, apresentamos a qualquer momento, todas as certidões negativas, apólice de seguro de vida de funcionários, os programas obrigatórios exigidos na convenção coletiva e muita transparência com todos os clientes.

Qual a dica que você dá para os síndicos ou gestores que se interessam na contratação de empresas terceirizadas?
Douglas Coelho - Tenho repetido constantemente para os clientes que nos procuram que o mercado hoje está muito concorrido, pois têm surgido muitas empresas terceirizadas, que acham que a terceirização é apenas a criação de um CNPJ e ter alguém para trabalhar com valores abaixo do mercado. Porém, alerto para que síndicos, gestores e até mesmo funcionários que tenham cuidado e exijam sempre as certidões negativas e a utilização dos programas obrigatórios que o Ministério do Trabalho e Emprego exige, pois as empresas que fazem a locação de mão de obra são obrigadas a estar em dia com todos esses registros. Isso ajudará o condomínio, por exemplo, a não responder futuramente e solidariamente em uma ação trabalhista, pois é dever do tomador de serviço fiscalizar a prestadora de serviço.

Orsesp Douglas 725
Douglas Coelho

O que a ORSESP representa hoje para você?

Douglas Coelho - A ORSESP representa um sonho que se concretizou. Tenho muito orgulho de a empresa estar completando 10 anos e sempre digo que a empresa parece um filho, que defendemos, amamos e acreditamos que quando crescer terá um futuro muito promissor. Por isso sou muito grato à confiança de nossos clientes, que em sua maioria estão conosco há mais de quatro anos.

Depoimento de clientes:

"A opção por terceirização nem sempre é fácil visto a quantidade de empresas, porém a credibilidade e confiança da Orsesp aliadas a um custo beneficio, são peças chave para que essa parceria esteja dando certo há tantos anos. Com a Orsesp temos tudo isso e conseguimos uma equipe sempre qualificada e com um suporte excelente"

Michelly Brand - síndica - Centro Executivo 1º de maio
Cliente desde 2009


"Estamos com a Orsesp há mais de três anos e durante todo esse período, sempre tivemos a Orsesp com uma empresa muito presente. Os colaboradores e supervisores são capacitados e solícitos, além dos funcionários sempre nos passarem uma excelente imagem da empresa."

Felipe P. Ferreira - gerente - Lojas Hering
Cliente desde 2013

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