Assembleia híbrida: impedir participação online pode configurar abuso e má-fé

Foto: Freepik Foto: Freepik

Em vários condomínios fechados, onde muitos proprietários possuem apenas lotes vagos, ocorre a anomalia destes contribuírem mensalmente, arcarem com taxas extras e participarem dos investimentos no patrimônio coletivo, mas serem praticamente excluídos das assembleias porque moram longe.

A ética, a boa-fé e o respeito ao Direito orientam que a administração de qualquer condomínio, especialmente no caso de loteamentos e casas, facilite a participação de todos nas reuniões.

Em tempos de internet no celular e reuniões virtuais consolidadas, impedir ou dificultar a participação de quem não reside no local deixou de ser mero inconveniente administrativo e pode, em realidade, representar verdadeira restrição de direitos dentro do próprio condomínio.

Nos loteamentos fechados é comum que apenas uma parte dos proprietários more efetivamente no local. Os demais mantêm os terrenos para construção futura ou investimento. Ainda assim, todos participam das despesas e das decisões patrimoniais. Quando as assembleias são realizadas apenas de forma presencial, cria-se, na prática, um obstáculo que reduz a participação e concentra as decisões em um grupo menor de moradores, situação inaceitável.

Quando a participação é artificialmente limitada

A essência do condomínio, representado pelo síndico ou, no caso de associação, pelo presidente, consiste justamente em estimular o maior comparecimento possível de condôminos e associados. Por isso, a administração tem o dever de adotar medidas que facilitem essa presença, como a participação on-line.

A escolha do dia e do horário também não pode funcionar como mecanismo de exclusão. Convocações em horário comercial e em dias úteis, em condomínios onde a maioria não reside, podem indicar má-fé, pois evidenciam a intenção de inviabilizar a troca de ideias com aqueles que têm dificuldade em comparecer presencialmente.

Da mesma forma, resistir a adoção de assembleias híbridas vai na contramão da realidade atual. Há anos o Código Civil reconhece a validade das assembleias realizadas por meios eletrônicos, justamente para ampliar o acesso e modernizar a gestão condominial. Hoje, a tecnologia permite reuniões seguras, com identificação dos participantes e registro de votos.

Quando a tecnologia garante igualdade

Diante dessa realidade, o caminho mais equilibrado é a adoção de assembleias híbridas. Quem reside no condomínio pode comparecer presencialmente, enquanto proprietários de outras cidades participam on-line.

Seria absurdo exigir que alguém viaje apenas para exercer seu direito de manifestação. Essa solução não exclui ninguém e garante maior legitimidade às decisões coletivas.

Restringir esse acesso configura obstáculo deliberado à participação dos condôminos, podendo, até mesmo, caracterizar abuso da gestão que visa esvaziar a reunião, conforme explicamos no artigo sobre editais.

A lógica condominial é clara: é dever da administração criar mecanismos que permitam o maior número possível de participantes nas assembleias, o que resulta em maior transparência, legitimidade e estabilidade da vida em condomínio.

Fonte: Rádio Hoje em Dia

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2026-06-22 08:39:57' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2026-06-22 08:39:57' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora